Fenajud entrega abaixo-assinados de sindicatos da base à CUT Paraná

Assinaturas coletadas pelos sindicatos Sindijus-PR e Sinjuris-SP serão entregues à CUT Nacional no dia 14 de agosto em Brasília, pelo escritório regional da Central sindical do Paraná. Medida visa somar forças com demais entidades sindicais nacionais para barrar proposta no Congresso.

A PEC 06 2019 da reforma da Previdência segue em tramitação na Câmara dos Deputados. O texto sofreu algumas alterações e foi aprovado em primeiro turno. Mas, engana-se quem pensa que as entidades desistiram de lutar pela aposentadoria digna e pública no país. Os sindicatos de base, assim como a Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados), ainda atuam contra a proposta nefasta e batalham dia após dia para impedir que a PEC, que prejudica a maioria dos trabalhadores, seja aprovada em segundo turno e siga para o Senado.

Exemplo disso é o Sindijus-PR e Sinjuris-SP que coletaram assinaturas em seus estados para barrar a reforma. A Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) fez a entrega do material ao secretário-geral da CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Paraná, Marcio Kieller. Os documentos foram entregues pelo coordenador-geral da Fenajud, José Roberto Pereira (Sindijus-PR) nesta semana. O dirigente esteve acompanhado do coordenador financeiro do Sindijus-PR, David Machado, e do coordenador de Imprensa e Divulgação, também do Sindijus-PR, Leandro Fonseca.

Enquanto o Paraná realizou o trabalho intenso por meio do Sindicato do Judiciário Estadual, em São Paulo as assinaturas foram coletadas pela Assojuris/Sinjuris e também pela Affocos (Associação da Família Forense de Sorocaba em São Paulo).

No texto do abaixo assinado disponibilizado a população consta que “Esta Proposta de Emenda à Constituição dificulta o acesso à aposentadoria, aumenta o tempo de contribuição e de trabalho, diminui o valor dos benefícios e ameaça a existência da seguridade social (aposentadoria, benefícios da assistência social como o BPC e as políticas de saúde). Enquanto isso, a PEC 06/2019 não combate a sonegação das empresas devedoras da previdência, mantém privilégios e incentiva a previdência privada (os planos de capitalização), que só beneficiam os banqueiros”, afirma o texto. O abaixo-assinado pede aos deputados que “votem não à PEC 06/2019”.

A Fenajud não é filiada a nenhuma central sindical, mas tem atuado em conjunto com as entidades sindicais e movimentos sociais para garantir o direito à aposentadoria da atual e das futuras gerações e, também, para resguardar os direitos da categoria que estão ameaçados.

Comments

comments