Nota: solidariedade ao presidente da OAB sobre a declaração de Jair Bolsonaro

A Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados), representante de mais de 250 mil trabalhadores e trabalhadoras em todo país, através da sua coordenação colegiada, vem a público se solidarizar com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz.

A nota se faz necessária neste momento em virtude da manifestação irresponsável e infeliz do Presidente da República, Jair Bolsonaro, proferida nesta segunda-feira (29), quando disse saber como Fernando Augusto de Santa Cruz Oliveira, pai do presidente da OAB, morreu durante a ditadura. Fernando Augusto foi preso pelas forças de segurança do Estado durante o regime autoritário e até hoje segue desaparecido.

Para a Fenajud, o presidente da República parece desconhecer que de 1964 a 1985, as liberdades democráticas foram duramente atacadas e neste período, vários brasileiros foram mortos, torturados e presos ilegalmente. Dentre eles, o Sr. Fernando Augusto de Santa Cruz Oliveira, como reconhecido pela Comissão da Verdade e diversos organismos da sociedade civil, nacional e internacional.

A Federação, como uma entidade séria e comprometida com a verdade, repudia as declarações de Jair Bolsonaro, por considerar que a fala configura uma violação ao Estado Democrático de Direito, em especial e a dignidade da pessoa humana.

Assim como a OAB, a Fenajud acredita que “todas as autoridades do País, inclusive o Presidente, devem obediência à Constituição Federal, na qual se inclui o direito ao respeito da memória dos mortos”.

Esta entidade, que tanto luta pelo restabelecimento da democracia, reafirma que não ficará apática aos acontecimentos recentes e jamais se curvará ao discurso retórico. Essa postura de total desprezo aos direitos humanos, por parte do chefe do Executivo, exige apuração imediata por parte das autoridades deste país.

Não aceitaremos qualquer retrocesso!

Por uma sociedade livre, justa e solidária, exigimos respeito.

Comments

comments