Em tempos de pandemia, Encontros sindicais virtuais passam a ser realizados em todo país

Fenajud participou da primeira assembleia on line do SINDJUD-PE nesta quarta-feira (15). Entidade nacional avalia internamente como serão as próximas atividades previstas para o ano de 2020.

Videoconferências, transmissões, aulas on-line, lives, encontros virtuais e outras atividades na web passaram a fazer parte da rotina das pessoas, substituindo muito do que era feito cara a cara antes da pandemia da Covid-19. Do mesmo modo que os demais setores precisaram se adaptar, o mundo sindical também precisou passar por essa transformação. Com a pandemia, os encontros e reuniões passaram a ser virtuais.

As entidades filiadas à Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) também adotaram o modelo e algumas já promoveram encontros na rede com o intuito de manter o isolamento social, mas sem perder o debate urgente e necessário referente ao mundo do trabalho – durante e pós-pandemia.

Nesta quarta-feira (15) a Federação participou, inclusive, da primeira tele assembleia do Sindjud-PE. De acordo com informações do presidente do Sindicato, Alcides Campelo, “Muitos colegas tiveram a oportunidade de participar de uma assembleia pela primeira vez. Isso foi muito gratificante.  Nesse tempo de pandemia buscamos nos aproximar ainda mais dos servidores das mais variadas formas. A avaliação geral da assembleia foi muito positiva”.

A Federação dialogou com a categoria, por meio da coordenadora-geral Sandra Silvestrini, e mostrou solícita as demandas apresentadas. Sandra avaliou positivamente a ação do sindicato. “A atividade foi conduzida de forma muito organizada. Na reunião foi possível aprovar a pauta de reivindicações, estabelecendo as prioridades dentro do momento atual, como o protocolo de segurança para o retorno das atividades presenciais. A participação da Fenajud na reunião do Sindicato pernambucano teve um peso maior, porque o estado de Pernambuco foi o último a receber presencialmente os dirigentes da Federação, em fevereiro deste ano”.

A Fenajud acredita que as reuniões virtuais passarão a ser cada dia mais comuns. Mesmo com o trabalho home office, a entidade tem permanecido atenta aos problemas relativos ao trabalho durante a pandemia, como aumento de carga de trabalho, falta de planejamento, falta de condições de trabalho, cobrança de metas, entre outros. A Federação também tem trabalhado internamente como serão realizadas as atividades previstas para o ano de 2020.

 

 

Comments

comments