ALERTA | OMS admite a possibilidade de transmissão do coronavírus pelo ar

A Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu que existem “evidências emergentes” a respeito da possibilidade de transmissão do coronavírus pelo ar, a partir de partículas do vírus que flutuam pelo ambiente através de pequenas gotículas, chamadas tecnicamente de aerossóis.

O alerta foi feito em coletiva de imprensa nesta terça-feira (7), em Genebra, sede da entidade, após uma carta aberta divulgada por 239 pesquisadores de 32 países que estudam o tema.

Na prática, o que os cientistas procuram alertar é que apenas o distanciamento social – de 1 a 2 metros – em locais com intensa circulação de pessoas não é totalmente eficaz para impedir a transmissão, já que as gotículas contendo o vírus ficam em suspensão durante um tempo maior do que as partículas excretadas em tosses ou espirros. A contaminação pode ocorrer a partir do contato dessas gotículas com a mucosa dos olhos, da boca ou do nariz das pessoas.

Segundo Benedetta Allegranzi, referência na OMS para a área de prevenção e controle de infecções, “a possibilidade de transmissão pelo ar em locais públicos, especialmente em condições muito específicas, locais cheios, fechados, mal ventilados, não pode ser descartada”. Allegranzi, entretanto, também afirmou na coletiva de imprensa que ainda são necessários mais estudos para confirmar de forma definitiva essa suspeita.

A Fenajud considera que esta nova evidência reforça as preocupações quanto aos riscos de retorno prematuro de atividades presenciais no trabalho do Judiciário e dos outros poderes da administração pública. A saúde da população e dos servidores públicos deve ser preservada e protegida, de modo que os serviços públicos devem continuar sendo prestados de forma remota, salvo nas situações em que for imprescindível o atendimento presencial.

 

 

Comments

comments