Há exatos 75 anos, no 8 de maio de 1945, o mundo celebrava a rendição total da Alemanha durante a 2ª Guerra Mundial. Uma semana antes, a 30 de abril, Adolf Hitler cometia suicídio, diante da marcha do Exército Vermelho pelas ruas de Berlim.
Com a assinatura da capitulação incondicional, chegava ao fim o regime de extrema-direita de Hitler, sustentado desde o início pelo ódio aos opositores e por ideais racistas e xenófobos que causaram a morte de mais de 60 milhões de seres humanos.
A Fenajud registra esse fato ao mesmo tempo em que alerta para o ressurgimento, nos dias de hoje, no Brasil e em vários países do mundo, dos valores que tornaram possível a ascensão ao poder de personagens como Mussolini, Franco e Hitler, entre outros que empunharam os princípios do nazifascismo.
Como entidade representativa dos servidores do poder Judiciário nos estados, a Fenajud reafirma o seu compromisso inabalável com a defesa da democracia e do Estado de Direito. Estes são os pilares fundamentais de uma sociedade justa e livre.