Entidade vai abordar os impactos da pandemia no mundo do trabalho, dará dicas de prevenção e fará cobertura do que tem sido divulgado, inclusive se são fake news. Campanhas nacionais em defesa do serviço público serão incorporadas nas postagens diárias.
O mundo vive uma pandemia do coronavírus (Covid-19). E o último levantamento das secretarias de Saúde dos estados, até a publicação desta matéria na tarde desta terça-feira (24), contabilizava 2.201 pessoas contaminadas pelo vírus no país, sendo registradas 46 mortes. Essa situação trouxe instabilidade para a população e também para o mundo do trabalho. Diversas atividades foram paralisadas em todas as regiões, enquanto outras seguem por meio de trabalho remoto (teletrabalho). Todas as áreas do setor público também foram afetadas: educação, saúde, segurança, justiça e outros. Diante de tantas informações a respeito do vírus, a Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) decidiu se debruçar sobre o tema e falar abertamente sobre o assunto, não apenas para sua categoria, mas para toda a sociedade.
A proposta da entidade é abordar em suas redes de informação – site, redes sociais e aplicativos de conversa – tudo que envolva o Coronavírus e como isso vem impactando na vida da população, seja nas relações de trabalho, na vida particular ou social. A entidade também vai abordar durante o período as formas de prevenção e os cuidados necessários. O material será abordado pela Federação e replicado pelos sindicatos filiados. A Federação vai trabalhar ainda com fackt-checking, que são matérias e cards para mostrar se o que tem sido divulgado na web é verdade ou mentira, conhecidas como fake news.
A Federação também se compromete a acompanhar e divulgar informações dos órgãos nacionais e internacionais, que mantém páginas com as principais atualizações sobre cuidados com o Covid-19.
A hashtag #QuarentenaDeLuta que dá nome a campanha foi pensada para mostrar que mesmo em distanciamento social, nossa luta não para. Seja ela por meio de manifestações virtuais ou nas janelas. É possível ver mobilizações em todo país, de pessoas que estão na luta contra o retrocesso e em defesa de seus direitos. Manter-se em casa neste momento não significa dar espaço para que governos façam o que bem quiserem. É hora de continuar a defesa dos direitos e lutar por novas conquistas, por melhor distribuição de renda e pela valorização dos serviços públicos. O momento é delicado e pede essa integração, mesmo que virtual.
Você sabe o que é coronavírus (COVID-19)?
Os coronavírus são uma família de vírus, conhecida há muito tempo, responsável por desencadear desde resfriados comuns a síndromes respiratórias graves. A transmissão desses vírus pode ocorrer de uma pessoa para outra por meio do contato próximo com o doente. Recentemente, um novo tipo de coronavírus foi descoberto, o Covid-19, o qual tem causado diversas internações, mortes e também bastante preocupação. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.
Para se prevenir de doenças causadas por coronavírus, as principais medidas são:
- Evitar contato próximo com pessoas que apresentam infecções respiratórias;
- Lavar bem as mãos;
- Evitar tocar os olhos, nariz e boca sem ter higienizado as mãos;
- Evitar compartilhamento de objetos de uso pessoal, tais como copos e talheres;
- Evitar contato com animais doentes;
Vale destacar que, de acordo com uma pesquisa realizada na China, os principais fatores de risco por COVID-19 são a idade avançada, problemas de coagulação, pacientes com quadros respiratórios graves – como asmáticos e os que tem doenças pulmonares crônicas.