Demandas da Região Norte serão apresentadas no Conselho de Representantes

Grupo se reuniu em setembro para debater temas comuns, que afetam a categoria nos estados da região. Fenajud fará debate nacional sobre as pautas apresentadas pelos sindicatos da região em Palmas (TO).

A Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) realizou a sexta edição do Encontro Regional Norte no último dia 23, em Porto Velho (RO). Na ocasião, os dirigentes sindicais de diferentes entidades debateram a defesa do serviço público, a extinção de cargos e comarcas, a precarização do Judiciário na região, a terceirização e outros. O convite da Federação para realização do Encontro partiu do Coordenador Geral Janivaldo Nunes.

Durante um dia, os sindicatos, representados por suas diretorias, trocaram experiências, conhecerem os problemas vivenciados por cada um e definiram a pauta local que será apresentada no Conselho de Representantes da Fenajud, a ser realizado em Palmas (TO) neste mês de outubro.

Na ocasião, a presidente do Sinjur, Gislaine Caldeira, pontuou que “as lutas por direitos nos anos 50 estão sendo descontruídas pela conjuntura atual, é necessário mostrar à sociedade que o orçamento do Poder Judiciário é independente, no entanto está sendo empregado para benefícios da magistratura e que o volume e a demora no andamento dos processos se devem a má aplicação de recursos, de forma que os cidadãos ficam a mercê de resolver suas demandas”.

Bernardino Fonseca, coordenador de Formação Sindical da Fenajud, falou da importância da organização no serviço público. “Vivemos um período de inovações tecnológicas e reestruturação produtiva modificando as relações de trabalho e abalando o mundo do trabalho. A tecnologia tem reduzido os postos de trabalho e produzido um ambiente de superexploração do ser humano. Isto ocorre no setor privado e exportado para o setor publico. Os trabalhadores do judiciário não estão imunes a estas mudanças, o que obrigam as entidades sindicais a debruçarem-se sobre estes temas. O Encontro do Norte cumpre este papel”.

O coordenador-geral, Janivaldo Nunes propôs ainda a discussão da PEC 526/10 que prevê a eleição dos presidentes dos Tribunais de Justiça também pelos trabalhadores que compõem o Poder Judiciário.

 

Comments

comments