Sindicatos da Região Nordeste debatem contexto sociopolítico

No total, sete sindicatos participaram do Encontro. Demandas e encaminhamentos serão levados ao Conselho de Representantes da Fenajud, que acontece entre 24 e 26 de outubro em Palmas (TO).

No dia 28 de setembro a Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) realizou o VIII Encontro do Nordeste da entidade. A atividade, que aconteceu em Joao Pessoa (PB), contou com ao a participação do Sintaj-BA, Sindijus-SE, Serjal, Sindjud-PE, Sintaj-PB, Sindjustiça-RN e Sindjustiça-CE. O Astej (PB) e o Sindsemp(PE) participaram como convidados.

Todas as deliberações e encaminhamentos da região serão apresentadas pelo coordenador da pasta, Alexandre Lima, no Conselho de Representantes da Fenajud, em Palmas (TO) entre 24 e 26 de outubro.

A primeira parte da atividade foi dedicada às palestras de José Artigo, Professor da UFPB e de Alcides Campelo, dirigente sindical e Assistente Social. Ao longo do dia, o grupo debateu vários assuntos, internos e externos, com análise dos sindicatos e da Fenajud sobre o contexto sociopolítico atual. Os temas discutidos no Encontro foram: o financiamento da organização nacional; a democratização das entidades sindicais; os planejamentos, agendas e plantões da Fenajud; as deliberações e ações e formação política da Federação.

Entre os encaminhamentos dos sindicatos está ainda a realização no dia 28 de novembro de 2019, em Natal/RN, do Fórum Norte e Nordeste de Política Sindical, proposta pelo VI Encontro do Norte) com as seguintes pautas:

a) Financiamento da luta nacional da Fenajud;
b) Ações e medidas democratizantes da organização sindical;
c) A relação com a base, com outras organizações e com os demais movimentos sociais e populares do campo e da cidade.

Comments

comments