Sindijus-PR: data-base vai tramitar com índice de 4,94%

Após intensa mobilização do Sindijus-PR e dos servidores nas últimas semanas, o projeto de lei da Data-Base vai tramitar com seu texto original. A garantia da tramitação da reposição da inflação de 4,94%, enviada pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) ainda junho, aconteceu hoje (19) após o 1º secretário da Assembleia Legislativa (Alep), deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, comunicar em plenário que o substitutivo anunciado na semana passada não seria mais apresentado.

“A mesa diretora da casa não vai apresentar mais a proposta. Não iremos tomar essa iniciativa. Iremos conduzir todos os projetos de reposição dos outros poderes como foram encaminhados à Assembleia”, declarou Romanelli. Nas galerias, acompanhando a sessão, servidores e diretores do Sindijus-PR comemoraram a derrubada da emenda.

Chega ao fim, assim, uma luta que se estabeleceu desde junho. Com a Greve dos servidores do Executivo, o presidente da Alep, Ademar Traiano, segurou todos os projetos dos demais poderes até que uma solução fosse apresentada para o fim da paralisação. Com o recesso legislativo, o Sindijus-PR passou a percorrer locais de trabalho em todo o Estado para mobilizar a categoria. Até que no começo de agosto a surpresa com o anuncio de um substitutivo que previa reajuste de 2% apenas em janeiro.

“Sabíamos da necessidade de mobilização e pressão nos deputados. Passamos a convocar servidores para percorrer os gabinetes e solicitar a retirada de qualquer emenda ao PL da Data-Base. Hoje garantimos a manutenção de nosso direito, neste momento ”, afirma a diretora do Sindijus-PR Carolina Nadolny.

No entanto, ainda há a tramitação do projeto original e os servidores não podem desmobilizar, já que um deputado ainda pode apresentar qualquer emenda. “Seguiremos mobilizados para o trâmite do projeto não sofrer novos atrasos. Amanhã (20) estaremos novamente na Alep conversando com deputados”, reforça Carolina.

A data-base é um direito que foi conquistado em 2009, de acordo com a Lei 16165. Desde 2006 é uma conquista da categoria, uma vez que o reajuste anual da inflação vem ocorrendo, interruptamente, há 14 anos evitando perdas salariais.

Comments

comments