Com presença do SINDJUSTIÇA-GO, Alego debate Reforma da Previdência

O SINDJUSTIÇA participou, na manhã desta segunda, 03, da Audiência Pública Reforma da Previdência, realizada na Assembleia Legislativa de Goiás. A audiência foi idealizada pelo deputado estadual Karlos Cabral e a deputada federal Flávia Morais que convidaram, além dos servidores da Justiça, outras entidades representativas dos trabalhadores que integram o Fórum Goiano contra as Reformas da Previdência e Trabalhista.

O impacto da Reforma da Previdência sobre a aposentadoria dos servidores públicos foi um dos principais temas abordados na audiência. Também foram destaque no debate as propostas da reforma que implicam em alterações no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e na aposentadoria para o trabalhador rural.

“Entendemos que a nossa Constituição estabelece uma Previdência Social centrada na solidariedade, algo muito diferente da reforma proposta pelo governo. Por isso, convidei a todos que aqui estão para um debate sobre uma Previdência que cumpra o seu papel social”, justificou Karlos Cabral. “O objetivo deste debate é discutir com a sociedade o que realmente está sendo proposto pelo governo, que culpa os mais pobres pela crise da Previdência que ele diz existir. A sociedade precisa se informar sobre a questão e o Congresso nacional precisa ouvir o que a sociedade pensa a respeito das mudanças drásticas que estão sendo propostas”, frisou o parlamentar.

“O governo assegurou inicialmente que a Reforma iria combater injustiças e atingir só aqueles que realmente ganham muito com o sistema atual, no entanto, o texto propõe mudanças que vão prejudicar a parcela mais pobre da sociedade”, destacou a deputada federal Flávia Morais. “A reforma inicial deveria ter sido a Reforma Tributária, mas as instituições financeiras têm uma blindagem muito forte. A Reforma Trabalhista foi realizada e a promessa era de criação de empregos, mas o que está acontecendo é uma escalada do desemprego”, observou.

reforma da previdencia

O vice-presidente do SINDJUSTIÇA, Fabrício Duarte, representou o sindicato na audiência e parabenizou o deputado Karlos Cabral pela iniciativa. “É muito importante trazer à luz para a sociedade a realidade dos fatos acerca das questões que envolvem a Reforma da Previdência. Na verdade, os defensores desta proposta têm apresentando argumentos que são falácias. Parabenizo também a deputada Flávia Morais por ter contextualizado tão bem o cenário como ele está sendo constituído, que é justamente a desconstrução de um todo: desde o tema do desarmamento, até proposituras de empreendimentos descabidos que ameaçam o meio ambiente”, declarou Fabrício Duarte.

“Essa proposta que aí está é um verdadeiro confisco da essência constitucional do nosso sistema previdenciário: a solidariedade. É preciso esclarecer e divulgar quem vai ser abandonado se esta reforma for aprovada, quem vai arcar com as consequências destas mudanças, qual a verdade por trás do que está sendo proposto”, comentou o vice-presidente.

Também participaram da Audiência, compondo a mesa, a representante do Fórum Goiano Contra as Reformas da Previdência e Trabalhista, Flaviana Alves Barbosa; a coordenadora técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) de Goiás e economista Leila Brito; a representante da Comissão de Direito Previdenciário da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Marly Marçal; e os deputados estaduais Lucas Calil e Thales Barreto.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA | Ampli Comunicação

Comments

comments