Instituto Mosap retoma encontros e marca início das articulações nacionais pela PEC 6/2024

A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) participou, nesta terça-feira (10), da primeira reunião do Instituto Mosap (Movimento dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas). O encontro reuniu representantes de diversas entidades nacionais com o objetivo de alinhar as ações e estratégias que serão desenvolvidas ao longo de 2026, visando ao avanço da PEC 6/2024. Representaram a Fenajud de forma presencial a coordenadora da Regional Sul, Maria das Dores, e de forma virtual a coordenadora da Secretaria-Geral, Gislaine Caldeira, que também integra a diretoria do Mosap.

Durante a reunião, foram debatidas estratégias de atuação política, mobilização das entidades, articulação com parlamentares e fortalecimento do diálogo institucional, visando avançar na tramitação da PEC no Congresso Nacional. As falas seguiram no sentido de destacar a importância da unidade entre as entidades nacionais para fortalecer a luta em defesa dos direitos dos aposentados e pensionistas do serviço público.

A participação da Fenajud no Instituto Mosap reafirma o compromisso da Federação com a valorização dos servidores aposentados, a defesa da justiça previdenciária e a construção coletiva de estratégias que garantam avanços concretos na pauta previdenciária. Maria das Dores pontua que “A Federação acompanhou a abertura dos trabalhos deste ano, com foco na tramitação dessa pauta e seguirá acompanhando de perto os desdobramentos no Congresso Nacional em torno da PEC 6/2024 e atuando de forma integrada com as demais entidades nacionais para ampliar a mobilização e pressionar pela aprovação da proposta”.

A proposta (PEC 6/2024) trata do fim da contribuição previdenciária de aposentados(as) e pensionistas do serviço público, uma pauta histórica e prioritária das entidades representativas do funcionalismo, que buscam corrigir uma injustiça imposta a quem já contribuiu durante toda a vida laboral.