Sindicalizadas e sindicalizados debaterão estratégias para o fortalecimento negro, enfrentamento ao racismo e papel do Poder Judiciário nessa luta.
A Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Judiciário nos Estados – FENAJUD realizará o I Encontro de Negras e Negros do Judiciário Brasileiro, com o objetivo de debater estratégias para o fortalecimento individual e coletivo das pessoas negras a partir do resgate de tecnologias sociais, culturais e espirituais africanas, visando a superação do atual modelo de Justiça racista e classista.
O encontro será realizado em Salvador (BA) nos dias 18 e 19 de maio, e estará aberto para a participação de sindicalizadas, sindicalizados e dirigentes de todas as raças e etnias. As inscrições são gratuitas e para participar basta se inscrever AQUI
Segundo a Coordenadora de Gênero, Etnia e Geracional, Ana Carolina Lôbo, o evento é um espaço de debate e reflexão sobre a cumplicidade histórica do Poder Judiciário com a opressão do povo negro. “O Poder Judiciário continua sendo elitista, classista e racista: continua encarcerando pessoas negras em massa (que representam cerca de 67% da população carcerária). A cada dez jovens assassinados no Brasil, 8 são negros. As mulheres negras representam 7 em cada 10 das mulheres assassinadas por armas de fogo. O encontro quer oportunizar o diálogo e a troca de ideias que fortaleça as pessoas negras que trabalham no Judiciário brasileiro para que seja possível pensar estratégias que contribuam para a mudança dessa realidade”, enfatiza.
Confira a programação completa: