Fenajud completa 34 anos e reforça a importância da luta coletiva sindical

Neste domingo (26), a FENAJUD – Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados, orgulhosamente, comemora seu aniversário de 34 anos de fundação. Com uma história marcada por desafios, superação e dedicação, a entidade se tornou uma das mais aguerridas e atuante no cenário nacional em defesa da categoria, sendo reconhecida nos diferentes Poderes da República. Atualmente a Federação congrega em seu quadro o total de 23 sindicatos filiados, de todas as regiões do país.

Nos últimos anos, as servidoras e os servidores se viram diante de inúmeras ameaças ao serviço público e aos direitos consolidados, como a crescente tentativa de implantação do Estado mínimo e das privatizações, a possibilidade do fim da estabilidade, o congelamento de salários em diferentes estados e as Propostas em tramitação que impactam negativamente esses profissionais. Ainda assim, a Fenajud manteve-se de pé, na linha de frente da luta, para impedir o desmonte de direitos e do serviço público, destacando sempre a importância da união da categoria, essencial para impedir as retiradas de direitos.

Levando em conta fatos mais recentes, destacamos, entre outras coisas, a participação da Fenajud na defesa da democratização do judiciário; a luta em defesa da população negra e dos direitos das Mulheres; a defesa de melhores condições de trabalho; a defesa dos direitos dos/as aposentados/as; garantia de acesso à Justiça; a intensiva mobilização contrária às reformas da Previdência, Trabalhista e Administrativa; e a revogação da Lei Complementar 173/2020 que alterou a contagem de tempo de período aquisitivo de anuênios, triênios, quinquênios, sexta parte, licença-prêmio e demais mecanismos equivalentes durante o período de enfrentamento ao Coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19).

Hoje a entidade reforça seu compromisso em continuar trilhando o caminho percorrido até aqui, confiante de que sua história contribui com os anseios da sociedade e do fortalecimento da Democracia. Para isso espera contar com o apoio mais importante: das trabalhadoras e os trabalhadores da Justiça Estadual de todo país.

Vida longa à Fenajud!

Comments

comments