Fenajud solicita participação das entidades sindicais na construção de novas maneiras de prestação de serviços públicos

Documento foi entregue no último sábado à presidenta do Partido dos Trabalhadores, em Curitiba (PR).

É visível que o serviço público precisa ampliar a sua capacidade de atuação, tendo em vista o grave cenário apresentado no relatório final apresentado em dezembro passado pelo Gabinete de Transição Governamental. E vendo a necessidade de participação popular nesta construção, a Fenajud – Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados solicitou por meio de ofício, junto à presidenta do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, a participação das entidades sindicais na construção de novas maneiras de prestação do serviço no âmbito público. A entrega do documento ocorreu durante o primeiro encontro do mandato da deputada com entidades, em Curitiba no último sábado (4).

O material produzido, que contém levantamentos e cita propostas danosas para o setor, mostra que “Num retrato social de desigualdade que se agravou nos últimos seis anos, os serviços públicos precisam ser melhorados e ampliados. Isso porque, é justamente através dele que o pai ou a mãe desempregada, poderá matricular seu filho na escola ou na creche, levá-lo ao médico e ter um pouco de lazer num espaço público”.

Entre outras coisas, a entidade requereu a participação nos Grupos de Trabalhos, ou outras formas de colaboração, para construção, coletivamente, de campanhas de fortalecimento dos serviços públicos em todo país, ao tempo em que a Federação se coloca, enquanto entidade representativa dos servidores do poder judiciário nos estados, à inteira disposição do governo federal para juntos promovermos as transformações que o país tanto necessita.

Arlete Rogoginski, coordenadora-geral da Fenajud, esteve na atividade e lembra que “Lançamos a Plataforma da categoria de servidores que compõem o Sistema Nacional de Justiça em agosto de 2022, com o objetivo de levar nossas pautas às candidatas e candidatos ao parlamento e ao executivo, e, neste ato, estamos buscando espaços de participação democrática, visando o restabelecimento dos direitos da classe trabalhadora, fortalecimento do serviço público e a construção do estado de bem-estar social, para o qual entendemos imprescindível a participação das entidades representativas de classe”.

CONFIRA AQUI O OfÍcio n° 010.2023

Comments

comments