I Curso da RENAF vai promover imersão em Canudos

Atividade será realizada posteriormente ao Conselho de Representantes, na cidade de Juazeiro, com uma saída de campo para o local onde ocorreu a Guerra de Canudos.

A Guerra de Canudos é conhecida por ser um dos principais conflitos que marcaram o período entre a queda da monarquia e a instalação do regime republicano no Brasil, no sertão da Bahia. E agora, no I Curso da RENAF – Rede Nacional de Formação da Fenajud as representantes e os representantes dos sindicatos afiliados à FENAJUD – Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados terão a oportunidade de mergulhar presencialmente nessa história e fazer um resgate desse período e como ele pode impactar a atuação sindical, a defesa dos direitos da categoria e dos movimentos sociais. A atividade ocorrerá nos dias 16 e 17 de março em Juazeiro (BA), com saída de campo para Canudos (BA) no dia 18.

O Curso se dará em três etapas, sendo essa a primeira delas em Juazeiro (BA). A expectativa é que as duas etapas seguintes ocorram em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul – ainda sem data definida. A proposta é levar as direções a uma verdadeira imersão nos lugares onde essas lutas populares aconteceram. Poderão participar as/os dirigentes dos sindicatos de base da Federação, de forma gratuita*.

O coordenador de Formação Sindical da Federação, Neto Puerta, aponta que “a ideia do Curso é divulgar a história de alguns dos principais movimentos sociorreligiosos ocorridos na República brasileira, além de mostrar como o estado age e oprime os movimentos populares – a exemplo da Guerra de Canudos, que envolvia a luta contra a fome, a miséria, o racismo e a seca nordestina, região desassistida pelo governo federal, que passava, naquele momento, pela transição da monarquia para a república”.

*Conforme prevê o Estatuto da Fenajud, os custos com alimentação, hospedagem e translado serão de responsabilidades das entidades de base.

Comments

comments