Plataforma política foi lançada em todas as regiões brasileiras pela Fenajud e sindicatos de base

Candidatos de diferentes Unidades da Federação assumiram o compromisso com a categoria, por meio do Documento – que elenca reflexões sobre o processo eleitoral, diretrizes e a defesa do serviço público. Demais Federações do Sistema de Justiça também lançaram em outros estados, junto às suas entidades de base.

Neste domingo, 2 de outubro, mais de 156 milhões de eleitoras e eleitores irão às urnas para escolher os novos representantes políticos em todo país. E pensando no futuro da nação, bem como da classe trabalhadora, a Fenajud – Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados, em parceria com os sindicatos de base, realizou um trabalho político intenso junto às candidatas e candidatos aos cargos eletivos. A atuação aconteceu no sentido de apresentar a Plataforma Política das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Sistema de Justiça Brasileiro – Eleições 2022 a candidatos (as) em todo país para que estes se comprometessem com as diretrizes do documento e a defesa do serviço público e seus trabalhadores.

O feito foi realizado em pelo menos doze estados, sendo eles: Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo. O trabalho teve início ainda em julho, quando ocorreu o lançamento da Plataforma na capital, e foi intensificado nos últimos dias. Após as eleições as Federações continuarão o trabalho junto aos parlamentares eleitos.

O documento entregue às candidatas e aos candidatos foi produzido pelas três entidades representativas nacionais do Sistema de Justiça: FENAJUD, a FENAMP (Federação Nacional dos Trabalhadores dos Ministérios Públicos Estaduais) e a FENAJUFE (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União). O material teve adesão em todos os estados citados, além de outros visitados pelas demais Federações, onde os candidatos se comprometeram com os pontos apresentados e com a defesa do serviço público e seus trabalhadores.

No documento construído coletivamente, as Federações apresentam reflexões sobre o processo eleitoral, apresentando as diretrizes que deverão ser observadas por cada uma das servidoras e dos servidores dos segmentos que compõem o Poder Judiciário, com o intuito de que escolham candidatas e candidatos comprometidos com a pauta do serviço público nacional, que tenham o compromisso com um modelo de Estado que seja inclusivo, que respeite o trabalho, o serviço público, as mulheres, os negros e as negras, o meio-ambiente, as conquistas trabalhistas e direitos sociais.

É a primeira vez que as três entidades se reuniram com este objetivo, marcando assim um importante papel na atual conjuntura de análise das candidaturas que estão postas à Presidência da República. Além disso, a Plataforma servirá como base para análise e escolha dos candidatos para os demais cargos políticos, a serem votados também nas eleições de outubro de 2022.

Confira aqui a Plataforma

Comments

comments