Sinsjusto: Judiciário de TO lança Centro para fortalecer prevenção de conflitos no Sistema de Justiça

Sinsjusto participou de cerimônia de institucionalização do COMCILIA na Corregedoria do estado.

Em mais um ato importante para os jurisdicionados do estado do Tocantins, a diretoria do Sinsjusto esteve na cerimônia de provimento destinado à institucionalização do Centro de Orientação, Mediação, Conciliação e Interlocução em Litígios Internos e Administrativos (Comcilia). O Centro é uma unidade permanente da Corregedoria Geral da Justiça do Tocantins para solução e prevenção de litígios. Pelo sindicato estiveram: Luiz Ayres, Herika Honorato e Socorro Fernandes. Além deles, o assessor jurídico, Kaique Fraz,  também acompanhou a direção da entidade.

A corregedora-geral, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, assinou provimento que institucionaliza o Comcilia, e disse que “Dentre as atribuições do Comcilia, estão: elaborar, fomentar, coordenar e executar programas que visem à promoção de um pacífico ambiente de trabalho, à boa relação interpessoal entre os servidores, magistrados, notários, registradores, advogados, procuradores e membros do Ministério Público e da Defensoria Pública, de forma a difundir a cultura da paz e a priorização do diálogo e do consenso”, explicou a desembargadora.

Para Hérika Honorato, diretora de Finanças do Sindicato, “é importante que haja esse equilíbrio no ambiente de trabalho e o Sindicato tem estado cada vez mais perto das servidoras e dos servidores com o intuito de promover mais qualidade de vida a essas pessoas”, ressalta.

Socorro também avalia de forma positiva a implementação do Centro no estado, “há de se concordar que precisamos cada vez mais trabalhar os conflitos e realizar a conciliação para sermos mais resolutivos. Mas o Sindicato também precisa acompanhar tudo isso, toda essa implementação para evitarmos qualquer problema para aquelas e aqueles que mais prezamos, os trabalhadores do TJTO”, aponta.

COMCILIA

Instituído em 2017, por intermédio da edição da Portaria nº 2.061, o Comcilia é um centro de conciliação voltado ao desenvolvimento de mecanismos para mediação dos procedimentos preliminares e processos administrativos disciplinares, onde serão apuradas e aferidas as infrações cometidas por servidores ou magistrados, desde que apresente baixo potencial de lesividade a deveres funcionais e que se relacionem preponderantemente à esfera privada dos envolvidos.

Comments

comments