Marcha em Porto Alegre abre Fórum Social das Resistências e Fórum Social Justiça e Democracia

Atividades seguem até sábado (30) e visam discutir caminhos para fortalecer a luta pela retomada do desenvolvimento social. A Fenajud promoverá um debate dentro do FSM, com o tema “Democratização do sistema de justiça: uma construção necessária”, no dia 28, às 14h.

Centenas de pessoas se reuniram no âmbito do Fórum Social das Resistências e do Fórum Social Justiça e Democracia, em Porto Alegre (RS), no final da tarde desta terça-feira (26). Em marcha, as lideranças políticas, sindicais e sociais saíram do Largo Glênio Peres e seguiram até o Largo Zumbi dos Palmares. Essa atividade marca oficialmente a abertura do evento e visa mobilizar as pessoas para se engajarem na luta pela defesa dos direitos e pela construção de uma sociedade mais justa e democrática.

Atividade segue até sábado (30) e acontece em preparação para a construção do Fórum Social Mundial, a ser realizado em maio, no México. Os eixos a serem debatidos no evento no Brasil tem como foco a retomada do desenvolvimento social do país.

A Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) marcou presença no ato, por meio de seus coordenadores, bem como alguns de seus sindicatos filiados, como Sindjus-RS, Sindijus-PR e Sinsjusto. Outras entidades afiliadas também chegaram à cidade para participar da programação prevista para essa semana, a exemplo do Sindjustiça-RN e Sindijus-SE.

A coordenadora-geral da Fenajud, Arlete Rogoginski, cita que “Traz ao debate a nossa realidade e suas faces históricas; toda mudança depende da análise dessas faces para o delineamento de ações que tragam uma realidade desejada, de justiça, democracia e paz social”.

A programação contempla encontros de movimentos sociais, partidos políticos e centrais sindicais que buscam a unidade para o enfrentamento das forças que têm levado a políticas que trazem retrocessos e sofrimentos ao povo brasileiro.

Programação

Nesta quarta-feira (27), a programação do Fórum das Resistências inclui o debate sobre a importância da regulamentação e da democratização da comunicação para o exercício da democracia, sobre conflitos, participação e alternativas para as cidades latino-americanas e economia solidária como um outro modo de vida possível. Confira aqui a agenda completa (Caderno de Atividades FSM).

A Federação promoverá um debate dentro do FSM, com o tema “Democratização do sistema de justiça: uma construção necessária”, no dia 28, às 14h. A mesa de debate ocorrerá na Praça Isabel, a Católica (Av.Borges de Medeiros), em frente ao Tribunal de Justiça do RS (TJRS), e será aberta ao público. O Encontro contará com a participação da Coordenação da entidade e também de especialista.

Inscrição

Para participar é necessário realizar inscrição no site oficial do FSM, por meio do link: https://fsmjd.org/inscricao-de-participante-2/. O valor da taxa de inscrição é R$ 20,00 (vinte reais) e deve ser pago via PIX (e-mail): secretaria@abjd.org.br. Ao fazer o pix, é necessário informar o nome da pessoa inscrita na descrição. A beneficiária é a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia – ABJD.

Comments

comments