Entidade parceira aprovou adesão ao movimento de autoria da Fenajud e criação de plataforma conjunta para defender candidaturas oriundas do sistema de justiça.
A Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) esteve no Encontro Nacional dos Servidores do MP de 2022, em Brasília, nos dias 27 e 28 de março, representada pelo coordenador da regional Sul, Emanuel Dall’Bello. O evento ocorreu em formato híbrido e foi marcado pelos debates do II Congresso Ordinário da FENAMP, que elegeu a nova Coordenação Executiva da entidade para o triênio 2022/2025 e Conselho Fiscal, e pela definição do plano de lutas prioritárias para este ano.
O coordenador da Fenajud participou da abertura e apresentou a Resolução Política da Federação que visa construir, com os servidores da Justiça Estadual, dos Ministérios Públicos e outras categorias, uma plataforma política de lutas dos servidores com intuito de promover candidaturas que tenham afinidade com as reivindicações da categoria. O texto foi aprovado sem alterações pelos presentes no Congresso.
De acordo com Emanuel, “A atividade iniciou no domingo e seguiu até esta terça-feira (29). Estive na atividade no domingo e segunda, 27 e 28 de março, enquanto representante da Fenajud. Foi uma atividade importante, onde os participantes debateram sobre o cenário atual no mundo e no país, em uma análise de conjuntura. Houve ainda o processo eleitoral, onde apenas uma chapa foi inscrita e essa chapa foi eleita pelos presentes. Parabenizando os vencedores, garanti que estaremos lado a lado para construirmos conjuntamente os enfrentamentos necessários”, disse.
“Representei a Fenajud na atividade para apresentar às trabalhadoras e trabalhadores do MP a Resolução política da Fenajud, aprovada no último Conselho de Representantes da entidade, no dia 18, que estabelece o posicionamento da Federação do Judiciário nos Estados em relação às eleições deste ano. No documento a Fenajud visa defender a candidatura de servidores e servidoras para compor os quadros do Legislativo, do Executivo e apoiar outros parlamentares que tenham afinidade às nossas pautas, por meio da criação de uma plataforma política que congregasse outras entidades, não só a Fenajud. Então convidamos a FENAMP para participar desse processo, de construção e da defesa desses candidatos e candidatas que venham a trabalhar com as pautas da classe trabalhadora e compromisso efetivo com o povo brasileiro. O Congresso aprovou a adesão à resolução e a criação da plataforma, e definirá representação para dar continuidade ao projeto”, pontua Emanuel.
Na segunda-feira o coordenador pode acompanhar um curso de comunicação política, com Lúcio Uberdan. Na mesma data marcou presença na Assembleia Geral da ANSEMP (Associação Nacional dos Servidores do Ministério Público).
Atuação e parceria
O presidente da ANSEMP e coordenador executivo da FENAMP, Aldo Clemente Filho, destacou a importância da atuação da entidade nacional: “Nosso trabalho nacional é pensando nos servidores e servidoras do Ministério Público brasileiro. Nossa função, enquanto entidade nacional, é lutar para que os nossos direitos sejam reconhecidos e avancem”.
A também coordenadora da FENAMP Erica Oliveira aproveitou o momento para destacar as parcerias que a FENAMP vem estabelecendo com outras entidades do Sistema de Justiça: “Durante os últimos anos tivemos um aumento das nossas parcerias com outras entidades nacionais, o que foi importante para sairmos da teoria e efetivar aquele jargão de que a união faz a força, e é isso o que nos faz realmente alcançar os nossos objetivos”.
Os pontos prioritários de luta para este ano serão: luta contra precarização do trabalho do MP, apoio à construção conjunta com a FENAJUD e FENAJUFE de uma plataforma de lutas da categoria na eleição, campanha permanente contra o assédio, construção de um dia de mobilização do MP contra o arrocho salarial, luta pela definição/adequação de parâmetros para o teletrabalho, ações junto aos MPs acerca das condições especiais de trabalho para pessoas com deficiência, mobilização pela aprovação da resolução do CNMP sobre saúde mental, campanha pelo arquivamento da PEC 32 e defesa da revogação das recentes reformas trabalhista e da previdência. Também foi aprovada como prioridade a construção de uma campanha contra a reeleição de Jair Bolsonaro (PL).
Conheça a chapa
A chapa eleita para o triênio 2022/2025 é Avante FENAMP. Confira sua composição: Alberto Ledur, Luiz Felipe paz de Almeida, Gilmar Rodrigues, Aldo Clemente Filho, Vanduir Abadio Barbosa, Geraldo Márcio Gomes da Silva, Eduardo Amorim, Eziel Silva Santos, Erica Oliveira de Souza, Vânia Maria Nunes, Valdeny Barros, Sandra Zenbrusky, Ronaldo Sampaio, José Arimatéia Marques Costa, Gilclésio Campos, Tony Távora, Flávio Sueth, Almir Santos Santana, Aloysio Carneiro Junior, Maurício Santos Matos, Elis Regina Slomski, Marlon Bernardo e Elton Corrêa.