Fenajud visita Sindjus-MA e estreita laços para reaproximação e integração das entidades

Coordenadores apresentaram aos dirigentes da entidade maranhense a atual conjuntura política e social e como a Federação tem atuado em defesa da categoria em todo país.

No último sábado (26), os coordenadores da Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados), Alexandre Santos e Roberto Eudes, deram um passo importante para a reaproximação da Federação com o Sindicato dos Servidores da Justiça do Maranhão (Sindjus-MA). Os dirigentes da entidade de representação nacional participaram da Assembleia Geral do Sindicato, que ocorreu na Sede Recreativa e Social da entidade, em São Luís.

Na oportunidade, apresentaram informações sobre a atual conjuntura política e social no país, bem como a atuação em nível nacional da Federação, como exemplo o combate e as mobilizações intensas contra a PEC 32 – que visa modificar drasticamente a estrutura de trabalho e direitos no funcionalismo público. Além disso, ressaltaram a defesa em curso dos direitos da categoria e atuação da Federação no parlamento.

Alexandre Santos, coordenador-geral, comentou que “A Fenajud foi muito bem recebida pelos dirigentes do Sindjus-MA. E a participação da Federação na Assembleia da entidade de base foi extremamente importante, porque pudemos acompanhar o trabalho que tem sido realizado pela diretoria daquele sindicato, muito significativo, representativo com sua base, onde a gente pode ver que o sindicato está sendo conduzido com muita responsabilidade financeira e política. A presença da Fenajud no estado é importante, porque traz a possibilidade de o sindicato retornar sua participação ativa nas atividades nacionalmente”, disse.

“Falamos sobre a atuação da entidade, sobre as lutas encampadas em Brasília e nos estados e como isso tem sido importante para garantir os direitos das trabalhadoras e trabalhadores do judiciário. Ressaltamos ainda a necessidade de integração, de unidade da entidade e seus sindicatos afiliados para derrotar qualquer projeto que vise a redução de direitos e os ataques direcionados à classe trabalhadora, em especial ao funcionalismo público”, disse Alexandre.

Roberto Eudes, coordenador de Finanças da Fenajud, também falou sobre a visita institucional. “A Fenajud foi muito bem recebida pelo Sindicato e foi de suma importância estar junto àquela entidade. Na oportunidade vimos a força que eles (direção) têm com a base. Nessa perspectiva, falamos sobre a necessidade de unir a entidade à luta nacional, trazer o Maranhão para essa luta, porque as disputas pelos direitos estão se dando de forma ampla. Então é importante que um sindicato, do porte do Maranhão, se aproxime novamente. Meu papel como coordenador de Finanças e do Alexandre foi mostrar a importância da união”.

Roberto cita ainda que, “O objetivo dessa participação na Assembleia foi o estreitamento de laços, entre a Federação e o Sindicato local, com a perspectiva de trazê-los novamente para as fileiras da Fenajud. Fizemos o convite para que participem do Encontro Norte e Nordeste, a ser realizado em maio, e a entidade dará o retorno a respeito de sua participação na reunião das entidades nos próximos dias”.

O presidente do Sindjus-MA, George Ferreira, também comentou a ida dos dirigentes da Fenajud ao estado e citou que “foi extremamente importante para o Sindjus-MA a presença dos colegas na Assembleia do Sindicato, do Alexandre e do Roberto, participando conosco das festividades em alusão aos 28 anos do sindicato, bem como da entrega do Prêmio Agnaldo Nunes de Oliveira e baile beneficente. Na segunda-feira (28), tivemos uma reunião sobre a filiação do Sindicato junto à Fenajud. Acredito que a Fenajud é uma parceira do Sindicato de longa data, e é uma relação importante, tanto para todos os servidores do Brasil quanto para os servidores do Maranhão, que são filiados ao Sindjus-MA. Iremos colocar em pauta na próxima reunião do Sindicato e acredito que a diretoria irá avaliar as vantagens de termos efetivamente essa parceria consolidada, bem que a presença dos dirigentes da Federação foi muito importante para todos”.

Comments

comments