Num ano de inflação descontrolada, de crise agravada pela pandemia da Covid-19 e da ausência de investimentos no setor público, a Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados), cumprindo seu papel estatutário que é defender os trabalhadores por ela representados, decidiu abraçar a causa da categoria e lança, pela primeira vez, uma campanha em defesa da data-base, que visa recompor as perdas inflacionárias nos vencimentos dos servidores e servidoras em todos os estados. A ação começa nesta semana e segue até o fim de abril. O material será disponibilizado semanalmente no site oficial da entidade e nas redes sociais, durante o período.
Um levantamento prévio da Fenajud mostra que, mais da metade dos sindicatos filiados seguem na luta pelo direito em seus estados. A realidade vivenciada na base é que, em alguns estados, a defasagem salarial perdura desde meados de 2014, e, em alguns casos, os prejuízos alcançam 47% de perdas salariais.
A campanha da Fenajud também acontece em um momento em que a luta pela recomposição salarial do Judiciário Federal ganha força em todo território nacional e caminha para a construção de uma grande greve geral da categoria. O material publicitário vai mostrar à sociedade as dificuldades enfrentadas pela categoria e também cobrar dos Tribunais e Governos locais a recomposição salarial que se arrasta há anos.
Outro ponto que chama atenção é um estudo do Dieese, que mostra que 47% das campanhas salariais do ano passado não conseguiram sequer repor a inflação e também que aumentaram os casos de parcelamento da reposição salarial. Isso só mostra que a força e o trabalho sério e incansável pela valorização dos trabalhadores e trabalhadoras que atuam no serviço público é primordial.
Contamos com sua participação! Compartilhe nosso material em suas redes sociais e ajude a Fenajud a chegar cada vez mais longe.