A Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados), por meio do coordenador da regional Sudeste, Nelson Siqueira, marcou presença no Ato pela Terra, que aconteceu em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, nesta quarta-feira (9). O protesto envolveu arte e mobilização e foi convocado pelo cantor e compositor Caetano Veloso. A manifestação teve como alvo rejeitar os PLs da Grilagem e do Licenciamento Ambiental, o Pacote do Veneno e a legislação que praticamente impede o reconhecimento de Terras Indígenas por meio do marco temporal.
Chamado de “Pacote da destruição”, os Projetos estão em tramitação no parlamento e, se aprovados, vão na contramão de tudo o que Brasil se comprometeu perante as instituições Internacionais. Eles querem permitir o desmatamento descontrolado, o aumento da emissões de gases de efeito estufa e das práticas anti-ambientais, as invasões a territórios indígenas e quilombolas, a criminalização contra populações tradicionais e camponesas, especialmente mulheres e negros, e a redução das condições ambientais adequadas para as gerações atuais e futuras.
A manifestação contou com apoio de movimentos sociais, ambientais, estudantis e de organizações indígenas. Sobre isso, Nelson comenta: “O Ato pela Terra foi realizado com o intuito de chamar atenção da sociedade e dos deputados e senadores para uma série de projetos que prejudicam as condições ambientais e impactam diretamente a vida da classe trabalhadora. Contou com a presença de todos os públicos e todas as faixas etárias. E com certeza a Fenajud se fez presente. Foi um momento singular. E é extremamente importante estarmos inseridos nessas atividades, pois nossa luta também acontece por um mundo melhor. E sem políticas públicas voltadas para o meio ambiente não existe mundo, não existe nada. É preciso repensar o Planeta que queremos e como gostaríamos de deixá-lo para o futuro dos nossos filhos e filhas”.