Devido a pandemia de novo coronavírus, Fenajud altera calendário de atividades

Orientação da entidade é que sindicatos de base suspendam atos e manifestações do dia 18 de março. Coletivo Jurídico também foi suspenso pela entidade. Confira medidas do dia a dia que podem reduzir o contágio da doença.

Seguindo as orientações para evitar a disseminação do coronavírus, a Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) decidiu alterar algumas de suas atividades previstas para o mês de março e abril de 2020. A recomendação neste momento é a redução do contato social o que, consequentemente, reduzirá as chances de transmissão do vírus, que é alta se comparado a outros coronavírus do passado.

A coordenação colegiada orienta que os sindicatos de base suspendam atos e manifestações previstas para o dia 18 de março, para evitar contágio. Porém, a entidade ressalta que as mobilizações virtuais devem ser intensificadas sobre os parlamentares de cada estado que atuam no Congresso Nacional, contra as PECs do Plano Mais Brasil, Reforma Administrativa e todas as demais que retiram direitos do funcionalismo e restringem o acesso aos serviços públicos pelos cidadãos.

A segunda medida adotada pela entidade é em relação ao Coletivo Jurídico que aconteceria nos dias 3 e 4 de abril deste ano, em Brasília (DF). A atividade está suspensa temporariamente. Em momento oportuno uma nova data será agendada.

Cuidados básicos

De acordo com órgãos nacionais e internacionais de saúde, os vírus respiratórios se espalham pelo contato, por isso a importância da prática da higiene frequente, a desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares, computadores, teclados, mouses, maçanetas, corrimão, são indispensáveis para a proteção contra o vírus. Até mesmo a forma de cumprimentar o outro deve mudar, evitando abraços, apertos de mãos e beijos no rosto. Essas são as maneiras mais importantes pelas quais as pessoas podem proteger a si e sua família de doenças respiratórias, incluindo o coronavírus.

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las.

Além do sabão, outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool gel, que também serve para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas, etc. Para a limpeza doméstica recomenda-se a utilização dos produtos usuais, dando preferência para o uso da água sanitária (em uma solução de uma parte de água sanitária para 9 partes de água) para desinfetar superfícies.

Utilizar lenço descartável para higiene nasal é outra medida de prevenção importante. Deve-se cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Também é necessário evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Comments

comments