O coordenador-geral, Lindbergh Sá Valente, a secretária-geral, Elisangela da Silva Paula e a secretária de Administração e Finanças, Maria Auxiliadora Maciel Moraes do Sindicato dos Trabalhadores da Justiça (Sintjam) felicitaram os novos servidores do Poder Judiciário do Amazonas, que participam do 15° Curso de Formação Inicial para Servidores, realizado na Escola de Aperfeiçoamento do Servidor (EASTJAM).
Foram nomeados 41 servidores que irão atuar na capital e nas comarcas de Tefé, Anamã, Anori, Autazes, Beruri, Caapiranga, Careiro, Careiro da Várzea, Coaria, Codajás, Manaquiri, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Nova Olinda do Norte e Itacoatiara.
O reforço no quadro de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) teve a participação direta do Sintjam, que atuou intensamente na defesa do direito destas pessoas de serem chamadas para exercer a função para a qual foram aprovadas em concurso público.
“Recebemos diversas vezes estas pessoas que passaram em concursos promovidos pelo TJAM e que não tinham sido nomeadas. Levamos o problema ao conhecimento da presidência do tribunal e solicitamos o ingresso imediato dos que estavam na lista de espera. O convite do presidente, desembargador Flávio Pascarelli, para que a diretoria do Sintjam viesse, nesta quinta-feira (30 de novembro), receber os novos colegas nos alegrou por reconhecer que esta é mais uma vitória do diálogo produtivo”, celebrou Lindbergh Sá Valente.
O desembargador Flávio Pascarelli relembrou as dificuldades para nomear o grupo. “Quando assumi não tinha esperança de chamá-los porque eu assumi durante a maior crise que enfrentava este país, mas graças a Deus e ao nosso esforço conseguimos integrá-los”, relembrou o presidente do TJAM.
No curso de três dias, os participantes receberam noções de direito e deveres dos servidores públicos, conheceram o planejamento estratégico do tribunal e sistemas próprios da instituição (SAJ e PROJUDI), assim como os procedimentos cartoriais.
A secretária-geral, Elisângela Paula, falou sobre as vantagens de ser filiado ao Sintjam como serviços jurídicos gratuitos para causas coletivas e individuais, além dos convênios com valores e formas de pagamento vantajosas.
ESCOLA
[noticia01dez2017a]
A EASTJAM promove a capacitação dos servidores e dos estagiários por meio de cursos presenciais e da Educação a Distância (EAD), que utiliza a grade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A psicóloga e diretora, Wiulla Inácia Garcia, explicou que a unidade passa por reformas para melhorar os serviços prestados e ampliar o número de atendidos. Entre as atribuições da escola, destaca-se a realização de processo seletivo para contratação de estagiários.
Em junho deste ano, 1.300 estudantes de Direito, que cursam a partir do 4° período e tem coeficiente de rendimento acima de sete, candidataram-se a uma das 50 vagas de estágio oferecidas. 450 foram classificados e passaram a compor um banco de reservas. Conforme o tempo dos estagiários atuais for terminando (podem permanecer na instituição por, no máximo, dois anos) os que foram selecionados serão chamados para substituir os que deixam o tribunal.