SINDIJUS-MS se reúne com TJMS

Na manhã desta segunda-feira (18), a direção geral do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul (SINDIJUS-MS) — representada pelo presidente Leonardo Lacerda, o vice Fabiano Reis e o diretor-tesoureiro Edison Lange Junior —se reuniu com o presidente do Tribunal de Justiça (TJMS), desembargador Paschoal Carmello Leandro, os juízes auxiliares Atílio Cesar de Oliveira Junior e Alexandre Branco Pucci, além do diretor-geral da Secretaria do TJMS, Marcelo Vendas Righetti, e o diretor da Secretaria de Gestão de Pessoal, Raphael Vicente Bilinski.

 

Na reunião de apresentação da nova gestão do Poder Judiciário, o SINDIJUS-MS questionou sobre o índice de reposição inflacionária dos últimos dois anos, para a data-base (mês de março) dos servidores do Judiciário, e evidenciou a importância de dar prosseguimento a negociação da Assistência Médico-social dos aposentados, que teve a Lei alterada no fim do ano passado para possibilitar maior reajuste, além do tradicional reajuste no auxílio alimentação.

 

Explanou também que os servidores têm inúmeras demandas específicas que são apresentadas sob a forma de pauta de reivindicações, a ser atualizada após a concessão de alguns dos benefícios já obtidos pela categoria.

 

O presidente do Tribunal de Justiça afirmou que neste momento é necessário focar na questão da revisão geral sendo que compartilha dessas preocupações e já está avaliando a melhor forma de disponibilizar a reposição inflacionária aos servidores, mas ainda depende de negociações com o Governador do Estado, Reinaldo Azambuja, quanto ao repasse para firmar compromissos com os servidores.

 

Também foi falado sobre o índice de 2,07% que faltou da administração passada (INPC de 2017) e o índice inflacionário de 3,43% (INPC de 2018), somando 5,5%. Segundo estudo preliminar do TJ, a soma das duas reposições inflacionária teria o impacto financeiro de cerca de R$ 3 milhões por mês no orçamento do Poder Judiciário, e que a intenção é resolver principalmente a questão salarial para após verificar a necessidade de reposição de servidores em locais com grande defasagem de pessoal. 

Na próxima semana, o desembargador Paschoal irá buscar nova reunião com o governador, objetivando a definição dos recursos necessários. Dessa forma, agendou a segunda reunião com a diretoria do SINDIJUS-MS, prevista para manhã do dia 1º de março, para dar continuidade à negociação salarial referente ao índice inflacionário, reajuste do auxílio-alimentação e assistência médico-social, afirmando que fará tudo o que for possível para contemplar os servidores, divulgando abertamente números e procurando alternativas.

Comments

comments