Nota Pública – Brumadinho e a tragédia anunciada

A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) vem a público manifestar solidariedade à toda população de Brumadinho (MG). Nesta sexta-feira (25) famílias foram devastadas em virtude do rompimento de uma barragem da Vale, no Córrego do Feijão. A tragédia – que já era anunciada – deixou um rastro de lama na cidade, nove mortos e centenas de pessoas desaparecidas.

Desde o rompimento da barragem de Mariana, em 2015, que deixou 19 mortos, especialistas em meio ambiente de Minas Gerais batalham pela aprovação de uma lei específica para barragens que seja mais rígida no que diz respeito à segurança. Minas tem pelo menos 400 barragens, sendo que 37 delas são de rejeitos e não têm garantia de estabilidade, segundo informou a Associação dos Observadores do Meio Ambiente de Minas Gerais – uma ONG que acompanha os avanços da legislação sobre o tema.

A situação choca todo o País e indigna nossa sociedade, pela incapacidade de se evitar que desastres desta natureza voltem a acontecer. Diante disso, a Fenajud pede que os parlamentares que atuam no Congresso Nacional e os demais poderes da República se voltem para esse tema; executem projetos que impeçam novos casos; e preservem o que há de mais importante: vidas e o meio ambiente.

Quantos ainda precisam morrer para que a sociedade se comova e a justiça intervenha nos grupos econômicos que exploram as nossas riquezas e só deixam misérias e desgraças para o nosso povo?

Apoio

O Sinjus-MG, filiado à Fenajud, orienta que “além da busca por sobreviventes e da orientação aos familiares das vítimas, a prioridade agora é ajudar os desabrigados. E é neste sentido que o Sindicato mineiro convoca os servidores do Poder Judiciário a fazerem doações. Vamos recolher itens de higiene pessoal, alimentos não perecíveis e água mineral”.

A entidade aponta que “os servidores da Capital podem entregar as doações na sede do SINJUS (Av. João Pinheiro, 39, Sobreloja – Centro).  E para facilitar você também pode enviar uma mensagem pelo Whatsapp do SINJUS (98738-8640) que iremos até o seu local de trabalho buscar a doação”.

Todas os itens arrecadados serão entregues pelo Sindicato diretamente na Faculdade ASA de Brumadinho, onde foi instalado o ponto de apoio para a população da cidade.

Comments

comments