Esquina democrática tem ato em defesa da Previdência no Rio Grande do Sul

Fenajud participou da ação, onde foi representada pelo coordenador Regional Sul, Marco Velleda.

O dia 24 de janeiro é marcado no calendário como o Dia Nacional do aposentado e da Previdência Social. Para celebrar a data e chamar atenção da sociedade para o desmonte do serviço – que entrará na pauta do Congresso Nacional, em breve – a Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) participou de um ato na Esquina Democrática em Porto Alegre (RS). A atividade, que aconteceu nesta quinta-feira (24), foi importante para mostrar resistência contra o avanço das tratativas do Governo Bolsonaro, que dão sequência aos planos de retirada da aposentadoria dos brasileiros.

“A reforma da previdência que vem sendo debatida pelo atual governo é ainda pior que a proposta apresentada por Temer. O sistema de capitalização defendido pelo governo reduz as aposentadorias a valores abaixo do mínimo. No Chile, onde o sistema foi implementado, os valores representam hoje cerca de 70% menos que o valor do salário mínimo chileno e o país tem absurdo índice de suicídio entre os aposentados, que não conseguem se manter com dignidade depois de uma vida de trabalho. Não podemos recuar. A intenção é chamar atenção da sociedade para o que pode vir em breve e unir forças contra essa proposta inescrupulosa”, disse Velleda.

A Fenajud entende que os trabalhadores devem fortalecer a luta sindical, e da classe trabalhadora como um todo, em defesa de uma previdência pública, que dê dignidade aos aposentados.

Preparando o terreno

Diante da dificuldade de conquistar apoio para endurecer as regras de aposentadoria, a área econômica do novo governo planeja um conjunto de medidas para tentar preparar o terreno para a reforma da Previdência. As mudanças estão em uma medida provisória que começou a ser elaborada por integrantes do ministério de Paulo Guedes (Economia) antes da posse de Bolsonaro (PSL) e poderá ser apresentada a qualquer momento.

Comments

comments