Sindijus-SE divulga resultado da pesquisa sobre financiamento da luta

Durante o mês de maio, a direção do Sindijus Pesquisa financiamento 750x510visitou diversos locais de trabalho do TJSE para dialogar com a base. As visitas cumpriram dois objetivos principais: dialogar com servidoras e servidores colhendo opiniões acerca do financiamento da entidade sindical e convocar para a assembleia que irá deliberar sobre o tema.

Foram visitados os principais fóruns de Aracaju, além das unidades dos municípios de Lagarto, Estância, Itabaiana, Ribeirópolis, São Cristóvão, Tobias Barreto, Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora do Socorro.

Em cada uma das visitas, foram distribuídos questionários para que os servidores pudessem colocar suas sugestões a respeito dos novos caminhos que podem ser tomados pela categoria para garantir a continuidade das campanhas salariais e as demais atividades do sindicato, que trazem efeitos objetivos para os trabalhadores do Judiciário.

A pesquisa, feita por amostragem, servirá para nortear os debates sobre o tema, e elencou alternativas sobre qual o índice mais adequado para elevação do percentual da contribuição sindical mensal, com espaço para comentários de possíveis outras propostas assim como manifestação daqueles que podem ser contrários ao aumento da contribuição. Veja abaixo, um quadro resumido do resultado da pesquisa. O quadro mais detalhado por ser visto aqui. 

 

QUADRO RESUMIDO – RESULTADO DA PESQUISA

ÍNDICES

VOTOS

A- 1,4% sobre o base e 13º salário

31

B -1,5% sobre o vencimento base

215

C- 1,7% sobre a remuneração

9

D- 2,0% sobre o vencimento base

22

Votos em branco

40

TOTAL DE VOTOS

317

 

Do total de 317 votos colhidos, 277 foram favoráveis à elevação do percentual, um percentual de 88% de aprovação subdividido em 10% favorável a 1,4% sobre o base e 13º salário; 68% favorável a 1,5% sobre o vencimento base; 3% favorável a 1,7% sobre a remuneração; 7% favorável a 2% sobre o vencimento base. A pesquisa teve 12% de votos em branco.

A necessidade de mobilizar a categoria para pensar sobre o financiamento da luta se deu a partir do fim do imposto sindical, quando da aprovação da Reforma Trabalhista em 2017. O Sindijus sempre foi contra o imposto sindical, alinhado, inclusive, ao posicionamento da CUT que entende que o método de financiamento da luta dos trabalhadores deve ser deliberação dos próprios trabalhadores e não em forma de imposto.

Enquanto estava em vigor a cobrança do imposto, o mesmo era alocado no Fundo de Mobilização e Luta, criado para financiar as campanhas salariais, ressarcimento do corte do ponto e demais atividades desenvolvidas para reivindicar as pautas da categoria.

Os estudos elaborados pela Coordenação de Administração e Finanças constatam que o Sindijus terá uma redução de 24% na sua receita devido à extinção do imposto sindical. Atualmente a contribuição sindical mensal de cada filiado (a) é de 1% do vencimento base.

Diante do resultado da pesquisa e em razão de o índice de 1,5% sobre o vencimento básico atender a finalidade do aumento que é financiar as campanhas salarias e manter todos os projetos existentes no Sindijus, a direção do sindicato orienta os servidores (as) sindicalizados (as) a aprovarem o percentual de contribuição de 1,5% sobre o vencimento base.

No quadro abaixo é possível identificar o valor nominal da elevação tendo como referência a letra A e P de cada cargo. O quadro com os valores em todas as letras pode ser observado aqui.

Tabela financiamento 2 1

Assembleia

A Assembleia Geral para debater o tema acontecerá na próxima segunda, 4 de junho, às 16 horas, na Sede Cultural do Sindijus.

 

 

Comments

comments