A Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) manifesta seu veemente repúdio ao assassinato das trabalhadoras públicas Allane de Souza Pedrotti Matos e Layse Costa Pinheiro, ocorridos no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) Celso Suckow da Fonseca, no Rio de Janeiro, na última semana. As duas funcionárias foram brutalmente mortas por um colega de trabalho, João Antônio Miranda Tello Ramos, que depois deu fim a própria vida no local. O crime é extremamente grave devido à motivação, conforme noticiado na mídia: o agressor não aceitava ser chefiado por mulheres, o que revela o caráter misógino do ato.
A Fenajud, diante dos fatos, repudia veementemente qualquer forma de violência contra as mulheres, especialmente em instituições públicas e educacionais, que deveriam ser espaços de igualdade e respeito. A Entidade destaca que essa situação, cada vez mais comum, é um problema estrutural grave, que exige uma ação urgente e eficaz. Instituições como o Cefet, voltadas à formação e ao desenvolvimento de cidadãos, têm a responsabilidade de proporcionar um ambiente de convivência saudável e respeitosa, onde todas as pessoas, independentemente de seu gênero, possam exercer suas funções com dignidade e segurança.
Neste momento de luto, a Fenajud se solidariza com as famílias das vítimas, colegas de trabalho e a comunidade acadêmica do Cefet. Cobramos uma investigação rigorosa e adequada para o caso, reforçando a necessidade de políticas públicas que previnam e combatam a violência nos ambientes laborais e defende a igualdade de direitos e a construção de espaços mais seguros e igualitários para todos.
Fenajud.
ÁREA RESTRITA
ASCOM
LINKS ÚTEIS
E-MAIL