FENAJUD convida: acompanhe ao vivo o 2º Seminário Internacional Pró-Reparações e fortaleça a luta por justiça racial

Evento reúne lideranças nacionais e internacionais para discutir caminhos concretos de justiça racial e reparações históricas. Acompanhe online e faça parte desse movimento.

A Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) está acompanhando, ao longo desta semana, o 2º Seminário Internacional Pró-Reparações, que acontece em Belo Horizonte, nos dias 10, 11, 13, 14 e 15 de novembro. O evento reúne pesquisadores, lideranças de movimentos sociais, representantes de instituições públicas e entidades da sociedade civil de diversos países para debater justiça racial e reparações econômicas. A iniciativa é do Coletivo Minas Pró-Reparações, com apoio do SERJUSMIG e SINJUS-MG, entidades filiadas à FENAJUD. A Federação convida todas e todos os trabalhadores e trabalhadoras do Judiciário a acompanharem as discussões online e se somarem a esse importante debate.

O seminário busca construir caminhos concretos para políticas de reparação aos povos negros, historicamente submetidos à escravidão, à exploração e ao apagamento cultural. O termo reparações refere-se a medidas concretas de compensação e justiça social para descendentes de pessoas escravizadas e comunidades impactadas pela discriminação racial sistêmica.

O evento ocorre no Tribunal de Contas de Minas Gerais e na UFMG, reunindo nomes de destaque do Brasil e do exterior. Entre os convidados estão:
• Manssour Bin Mussallam (Arábia Saudita), secretário-geral da Organização de Cooperação do Sul (OCS);
• Kamilah Moore (EUA), jurista e presidenta da Força-Tarefa de Reparações da Califórnia;
• Amara Enyia, presidenta do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil Internacional (ICSWG) do Fórum Permanente das Nações Unidas sobre Pessoas de Ascendência Africana;
• Mireille Fanon-Mendès-France (França), presidenta da Fundação Frantz Fanon;
• José Lingna Nafafé (Guiné-Bissau), professor da Universidade de Bristol;
• Phumi Mtetwa (África do Sul), ativista feminista;
• Conceição Queiroz, jornalista e escritora moçambicana;
• Jean Pierre (Ruanda), fundador da revista Africa and History;
• Elizabeth Cruz, escritora e jornalista angolana;
• Tânia Carvalho, socióloga e comentarista da Televisão Pública de Angola.

Do Brasil, participam nomes como Diva Moreira, José Agripino da Silva Oliveira, Makota Celinha, Luci Lobato e Cleonice Amorim, entre outros pesquisadores e lideranças do movimento negro.

Compromisso com a luta antirracista

A participação da Federação de seus sindicatos filiados no Seminário Internacional Pró-Reparações reafirma o compromisso institucional da categoria com a promoção da igualdade racial, da justiça social e da reparação histórica. Para a Federação, debater reparações é discutir a própria função social da Justiça, que deve atuar no enfrentamento das desigualdades e no reconhecimento das violências históricas impostas à população negra.

Acompanhe ao vivo

A Fenajud convida todas e todos a participarem e compartilharem este importante debate sobre justiça racial, reparação histórica e o papel do Judiciário na luta contra o racismo. As transmissões e atividades do seminário estão sendo realizadas de forma híbrida, com acesso online pelo site oficial:

 https://reparacoeshistoricas.org/inscricao-seminario/