A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público promoveu, nesta terça-feira (14/10), na Câmara dos Deputados, o seminário “Não à farsa da Reforma Administrativa”. A atividade reuniu entidades representativas do funcionalismo e parlamentares comprometidos com a defesa dos serviços públicos, reforçando a importância da organização coletiva para enfrentar os retrocessos embutidos na proposta de Reforma Administrativa. E a coordenação da Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados), junto de sindicatos de base filiados, participou da atividade reafirmando seu compromisso histórico com a defesa intransigente dos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores do Judiciário nos Estados e da sociedade que depende dos serviços públicos.
O coordenador-geral da Fenajud, Alexandre Santos, fez duras críticas à proposta e ao relatório apresentado pelo deputado Pedro Paulo (PSD/RJ). O dirigente repudiou a menção indevida à Fenajud no documento, que teria citado a entidade como colaboradora do relator na construção do texto da Reforma. Alexandre foi categórico ao afirmar que a Federação nunca participou de qualquer negociação que implicasse na retirada de direitos e anunciou que poderá recorrer à Justiça para garantir a exclusão do nome da entidade do relatório.
Em sua intervenção, Alexandre destacou que a proposta representa um grave risco ao acesso da população a direitos fundamentais, como saúde, educação e justiça, afetando especialmente as camadas mais vulneráveis. Ele também reforçou que este é um momento estratégico para que as entidades sindicais se reconectem com a sociedade, dialogando diretamente com quem depende dos serviços públicos.
O coordenador cobrou um posicionamento claro do governo federal em relação à Reforma Administrativa, questionando a participação da ministra Esther Dweck no grupo de trabalho que trata do tema. Segundo o dirigente, é imprescindível que o Executivo se alinhe à defesa do serviço público e das servidoras e servidores, reafirmando o compromisso com um Estado forte, democrático e voltado para o bem comum.
Além de Alexandre, pela Fenajud participaram o coordenador-geral Eduardo Couto; o coordenador de Assuntos Parlamentares, Luiz Cláudio; a coordenadora da Regional Sul, Maria das Dores; o coordenador de Assuntos Jurídicos, Alexandre Pires; o coordenador de Formação Sindical, Ednaldo Martins; o coordenador de Comunicação e Imprensa, Janivaldo Nunes; e a coordenadora da regional Norte, Danyelle Martins.
Mobilização
Durante o evento, foi ressaltada a necessidade de união entre sindicatos, federações e parlamentares combativos(as) para fortalecer a resistência contra qualquer tentativa de desmontar o Estado brasileiro e precarizar o atendimento à população. Essa mobilização se reforça com o ato nacional marcado para o dia 29 de outubro, quando trabalhadoras, trabalhadores e entidades de todo o país irão às ruas em defesa dos serviços públicos e contra a aprovação da Reforma Administrativa. Será um momento decisivo para mostrar que a sociedade não aceitará retrocessos!
Não é Reforma, é Demolição!
Assista ao Seminário, aqui: