Evento acontece no dia 11 de junho e reunirá comunicadores, ativistas e lideranças sindicais de todo o país
No próximo 11 de junho de 2025, a cidade de João Pessoa (PB) será palco do XIII Encontro de Comunicação da Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados). Com o tema “Concentração dos Meios de Comunicação nas Mãos do Capital: consequências e desafios para o Movimento Sindical”, o evento, que acontecerá das 8h às 18h, promete reunir vozes fundamentais na luta por uma comunicação democrática e acessível. A atividade é gratuita e tem como público-alvo: comunicadores, ativistas e lideranças sindicais dos sindicatos de base da Federação de todo o país. Confira aqui, a programação do XIII ENCONTRO DE COMUNICACAO DA FENAJUD – PROGRAMAÇÃO.
A programação está repleta de debates, oficinas e trocas de experiências voltadas ao fortalecimento da comunicação sindical como ferramenta de resistência e transformação social. A abertura oficial está marcada para 8h30, com recepção e credenciamento iniciando às 8h.
Entre os destaques do encontro estão mesas de debate com especialistas e comunicadores de referência nacional, como Juliana Cézar, pesquisadora da comunicação quilombola e pública, e Daniele Guajajara, comunicadora indígena e ativista, que integram a Mesa 1, às 9h, discutindo os desafios da comunicação antirracista e indígena no Brasil.
Logo após, às 10h30, a Mesa 2 aborda “Comunicação Sindical e Resistência Popular”, com o jornalista Ricardo Andrade, que trará uma análise sobre o papel da mídia sindical em meio ao domínio dos grandes conglomerados de comunicação.
O período da tarde será dedicado à prática e à troca de experiências. A partir das 14h, a comunicadora Eline Luz ministra uma oficina sobre o uso estratégico do celular para a comunicação sindical, ensinando como criar conteúdo criativos e de impacto para redes sociais, vídeos e outros.
A programação segue às 16h30 com uma Roda de Diálogo entre representantes sindicais de diversos estados, onde serão compartilhadas experiências locais e enfrentamentos cotidianos no campo da comunicação.
O encerramento está previsto para 18h, consolidando mais um importante momento de articulação e fortalecimento das redes de comunicação do movimento sindical brasileiro, em especial do Judiciário estadual.