A convite do Conselheiro Guilherme Feliciano, que conduz os trabalhos no Órgão, a Entidade defendeu o assento permanente, com vistas à valorização das servidoras e dos servidores que atuam do judiciário estadual.
A Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) inicia um novo capítulo da defesa pelos direitos dos servidores e servidoras ao participar, pela primeira vez, da reunião do Fórum de Carreiras do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A atividade, que ocorreu na manhã desta terça-feira, 1 de outubro, contou com a representação da coordenadora regional Maria das Dores. A dirigente levou ao grupo a importância da participação da Federação nos grupos de trabalho, possibilitando que a voz dos trabalhadores do judiciário estadual seja ouvida no espaço de discussão.
Durante a reunião, Maria das Dores destacou a importância da inclusão da Fenajud nas discussões e assento permanente nas mesas que envolvam a categoria no CNJ. A coordenadora ressaltou a necessidade de garantir espaço da Federação. “Nosso intuito é garantir assento permanente para que tenhamos a valorização dos profissionais que atuam do judiciário estadual. Nossa presença, nesta reunião, é um marco, visto que temos diversas demandas a serem apresentadas e consideradas pelos tribunais de justiça do país. Estamos comprometidos em lutar por melhores condições de vida e trabalho, bem como o reconhecimento para todos”, afirmou.
Essa participação histórica abre portas para novas oportunidades de diálogo e colaboração entre os trabalhadores do judiciário e o CNJ, mostrando que a voz da Fenajud é essencial na construção de um judiciário mais justo e igualitário.
Composição
O Fórum de Carreiras do CNJ reúne diversas entidades e representantes do judiciário, é voltado aos servidores da União, onde discutem questões relacionadas à valorização das carreiras e aos serviços prestados à população. O requerimento da Fenajud é que os servidores das justiças estaduais sejam contemplado com uma cadeira.
Atualmente o Fórum é composto por representantes do Supremo Tribunal Federal (STF), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Superior Tribunal Militar (STM) e do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Os Conselhos da Justiça Federal (CJF) e Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), bem como a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe) e o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário e do Ministério Público da União no Distrito Federal (Sindjus/DF) também integram o colegiado, sendo todos indicados em portaria definida pelas presidências do Conselho Nacional de Justiça e do Supremo Tribunal Federal.