Neste momento de luta e resistência das servidoras e dos servidores da Justiça paraense, a FENAJUD – Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados, que representa mais de 170 mil profissionais em todo o Brasil, manifesta seu irrestrito apoio ao Sindicato dos Servidores do Judiciário (SINDJU Pará) e à categoria que ele representa, que paralisaram suas atividades, mobilizando tanto a capital quanto o interior do estado, por reivindicações essenciais para a valorização dos trabalhadores, a melhoria das condições de trabalho, mas também o respeito e a dignidade que todos os trabalhadores do Judiciário merecem.
De forma unificada, a categoria luta pelo fim das desigualdades no pagamento do risco de vida, elevação e fim das disparidades nos percentuais de progressão para todos os cargos, reformulação do plantão judicial, fim das jornadas de plantão sem intervalos e o pagamento de horas extras e adicional noturno. A categoria também exige o fim da coleta biométrica de presos, atualmente realizada por funcionários do TJPA – o que caracterizaria desvio de função, uma vez que é responsabilidade da polícia civil –, além do pagamento de auxílio-transporte para todas as comarcas e a extensão do adicional de qualificação a todos os cargos.
As paralisações fazem parte de uma série de protestos organizados pelo SINDJU, e há a possibilidade de que resulte em uma greve geral por tempo indeterminado a partir da próxima quarta-feira, 25 de setembro, caso as demandas da categoria não sejam atendidas.
Portanto, para a Fenajud, o movimento paredista desta categoria é legítimo e, sobretudo necessário. A luta do SINDJU PARA é uma luta de todos nós, que acreditamos na valorização do serviço público e na dignidade dos trabalhadores e trabalhadoras. Estamos juntos nessa caminhada e exigimos que as reivindicações sejam atendidas com urgência.
Juntos, somos mais fortes!