Em assembleia geral, Sindju-PA e Sinjep aprovam união das entidades

A reunião ocorreu na última quinta-feira, 24, e teve a participação de cerca de 300 filiados dos dois sindicatos.

A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) esteve presente na assembleia geral extraordinária que debateu a união do Sindju-PA e Sinjep, em Belém, Pará, na última quinta-feira, 24.

Os participantes da assembleia, cerca de 300 servidoras e servidores, acompanharam a reunião e votaram pela união do Sindicato dos Funcionários do Judiciário do Estado do Pará (Sindju-PA) e do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado do Pará (Sinjep).

O objetivo da fusão das duas entidades é estabelecer uma união política, orgânica e funcional, fortalecendo a categoria, otimizando recursos e consolidando uma coordenação mais eficaz nas negociações com o TJPA, resultando assim, na conquista de mais direitos para os filiados e toda a categoria.

Ao final da assembleia ficou estabelecida uma comissão, com quatro membros (dois de cada sindicato), para a avaliação, proposição de emendas e aperfeiçoamento dos estatutos, que também foram unificados. Assim, dentro de 35 dias, será realizada uma nova assembleia para que os filiados possam aprovar o novo estatuto.

Segundo o coordenador-geral da Fenajud, Alexandre Santos, a união dos dois sindicatos é um passo fundamental para o fortalecimento do movimento sindical do poder judiciário do estado do Pará. “Essa união fortalece as duas entidades sindicais, preserva a história dos sindicatos, e, ao mesmo tempo, determina uma unidade de ação diante das pautas, da defesa dos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores. Então, a Fenajud participou com muita felicidade desse processo. Ajudando na construção da assembleia, levando as nossas impressões sobre o processo todo e agora torcendo para que essa união seja vitoriosa, na prática”, salientou o coordenador.

Já a coordenadora da Região Norte, Gislaine Caldeira, destacou que “a união das duas entidades significa renovação e fortalecimento do instrumento de luta e representação dos trabalhadores do judiciário do estado do Pará. Os sindicatos são a voz do trabalhador e quanto mais vozes conectadas, maior será a sua força e representatividade junto aos seus filiados”, concluiu.

Comments

comments