Fenajud participa de “Encontro Internacional sobre digitalização” promovido pela Anejud

O encontro debateu a evolução da tecnologia e como ela vem modificando o mundo do trabalho.

A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) esteve representada pelo seu coordenador-geral, Janivaldo Ribeiro, no Encontro Internacional “Digitalización y Nuevas Tecnologías: En el Marco de los Desafíos del Sector Judicial y la Accíon Sindical”, realizado no dias 28 de junho, em Loncura, no Chile.

O encontro, que contou com cerca de 60 participantes de diversos países, discutiu as preocupações e os problemas relacionados à incorporação de novas tecnologias, e seus impactos, na justiça e na atuação sindical. Questões como a transformação digital e o papel dos sindicatos para garantir que o futuro digital não viole os direitos dos trabalhadores foram aprofundadas no evento.

A atividade contou ainda com as palestras de Fernando Cordero (Sindicato dos Funcionários Judiciários da  Argentina – UEJN); Matías D’Onofrio (Associação dos Funcionários do Legislativo); Gabriel Casnati (Coordenador Regional do Projeto de Digitalização PSI) e Pablo Cabezas (Coordenador do Projeto Conecta do Poder Judiciário chileno), que dissertaram sobre os impactos da digitalização global no funcionalismo e como os governos precisam contribuir para uma responsabilidade democrática, afastando assim a ameaça de privatizações. De acordo com os palestrantes, o aumento desordenado de tecnologias pode aprofundar ainda mais as desigualdades sociais, principalmente, entre os usuários dos serviços públicos.

Segundo Janivaldo Ribeiro, a participação da Fenajud no evento é de suma importância, uma vez que a temática está presente no que já é discutido no Brasil. “Questões como, e de que forma, o uso de novas tecnologias vem impactando o mundo do trabalho na perspectiva do trabalhador e da trabalhadora do judiciário, como por exemplo: preocupação algorítmica sobre quem e como são alimentados/”ensinados”; proteção de dados; tempo de conexão e carga horária trabalhada; e a questão de gênero no que concerne ao Home Office, onde a mulher fica ainda mais vulnerabilizada no trabalho remoto em razão de sua jornada dupla, entre outros”, salientou.

Ao final do evento, dentre outras deliberações, foi aprovado um encaminhamento da delegação brasileira para que seja elaborada uma “Carta de Loncura”, endereçado aos tribunais da Justiça Latino Americana, no sentido de observar três diretrizes básicas: 1) Regramento Humanizado da Digitalização e uso de Novas Tecnologias; 2) Observância a Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras Expostas no uso das Novas Tecnologias; e 3) Observância ao Direito de desconexão.

Comments

comments