Futuro do Trabalho e do Sindicalismo é debatido no II Renaf da Fenajud

A atividade foi realizada posteriormente ao Conselho de Representantes, na cidade de Macapá (AP).

A Rede Nacional de Formação da Fenajud (Renaf) promoveu um curso de formação sindical para os membros de sindicatos filiados e coordenadores da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), neste sábado, 21, em Macapá (AP). A atividade foi comandada pelo coordenador de Formação Sindical da Federação, Neto Puerta, e pela coordenadora de Gênero, Etnia e Geracional, Carolina Lobo.

Para Neto, a atividade tem como principal intuito o de fomentar o diálogo com as bases. “Todos os participantes, assim como nós, são trabalhadores e servidores, e o curso teve o objetivo de trocar experiências, para levar esse conteúdo para as nossas bases. A ideia aqui é ter uma visão da totalidade conjuntural, mas trabalhar essa visão a partir da nossa realidade, do mundo real em que vivemos. Afinal, nós que militamos, sabemos que a luta é real e concreta todos os dias”, salientou.

Carolina Lobo destacou que o trabalho de formação é essencial para que possamos “fortalecer o movimento sindical, e com isso, engajar nossa categoria para a luta. Essas ferramentas de educação política, com a distribuição de saberes, nos preparam para o diálogo com a coletividade”, concluiu.

Na primeira parte da formação houve uma contextualização histórico política sobre o surgimento dos movimentos sindicais, baseado na cartilha “O futuro do trabalho na América Latina”, um projeto desenvolvido pelo Laboratório de Sociologia do Trabalho da Universidade Federal de Santa Catarina (LASTRO/UFSC), em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Trabalho Público e Sindicalismo (Fazendo Escola).

Já no segundo momento do curso, os participantes foram divididos em quatro grupos, onde puderam conversar sobre suas experiências, problemas e situações vividas dentro dos locais de trabalho, e como a luta sindical é necessária para coibir determinadas práticas. Ao final, cada grupo criou pequenas crônicas, com personagens fictícios, mas inspirados em suas próprias realidades, que foram lidas para os presentes. Essas histórias tiveram como objetivo estimular a reflexão sobre como as grandes mudanças no mundo do trabalho estão influenciando a vida de cada trabalhador e trabalhadora.

>> Clique aqui e acesse as fotos do curso de formação.

Comments

comments