Com o objetivo de debater questões raciais e conhecer melhor o movimento negro mineiro, o SINJUS-MG se reuniu, na última segunda-feira, 24 de abril, com importantes lideranças do Movimento Negro Unificado (MNU). O encontro também selou a participação do Sindicato no “Seminário Internacional Reparações: o caminho para a democracia no Brasil”, cuja finalidade é possibilitar a reparação história aos povos negros afro-brasileiros. O seminário havia sido apresentado anteriormente em evento preparatório e agora está em fase de desenvolvimento.
A participação e a formação antirracistas são lutas essenciais para a construção de uma sociedade mais igualitária, pois não haverá democracia verdadeira sem a superação do racismo estrutural ainda reinante no País.
O SINJUS foi a primeira entidade sindical a se juntar ao desafio de construção do Seminário Internacional Reparações, assumindo o compromisso de auxiliar na articulação entre vários movimentos e entidades. Esse apoio foi fechado na reunião realizada entre a Diretoria do SINJUS e a coordenadora regional MNU, Simone Sterlina, e o coordenador estadual do Movimento, José Carlos Souza.
O Seminário ocorrerá em novembro, em Belo Horizonte. O foco principal será a discussão de estratégias para combater o racismo estrutural que se manifesta em áreas fundamentais da sociedade brasileira, como Saúde, Educação, Segurança Pública, Mídia e também no Judiciário, buscando uma construção coletiva que proponha soluções efetivas para alavancar o combate ao racismo.
Além disso, o evento também terá como propósito operacionalizar os objetivos definidos pela ONU para a Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024). Alguns dos objetivos são a promoção do conhecimento e respeito pela cultura afrodescendente, a adoção de quadros jurídicos para a eliminação da discriminação racial e a proteção dos direitos humanos e das liberdades fundamentais das pessoas afrodescendentes.
SINJUS promoverá debate sobre racismo e sexismo
Na ocasião, os representantes do MNU foram convidados a participar do evento “Racismo e Sexismo: o papel das mulheres na luta antirracista”, organizado pelo SINJUS. Prontamente, Simone e José Carlos confirmaram suas presenças e compartilharam informações importantes para a construção do debate.
Com o objetivo de refletir sobre a perspectiva histórico-jurídica do racismo no Brasil, o debate proposto pelo Sindicato terá a apresentação da doutora em Ciências Jurídico-Políticas, escritora e promotora de Justiça do MP-BA, Lívia Sant’Anna Vaz. A palestra abordará a importância de uma visão interseccional em relação ao acesso a direitos e à promoção da igualdade. Logo depois, haverá um momento para discussão e compartilhamento de experiências e vivências entre os presentes.
As inscrições para o evento já estão abertas! Você pode retirar seu ingresso clicando aqui.
Fique atento às nossas mídias para saber mais e ficar informado sobre as demais articulações do SINJUS na busca por garantia de equidade entre todos os cidadãos e cidadãs.