FENAJUD convida ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, para II Encontro Norte e Nordeste

Atividade acontecerá em Salvador (BA), dia 20 de maio, e vai debater a reconstrução da democracia participativa no Brasil.

A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (FENAJUD) realizará pela segunda vez o Encontro Norte e Nordeste, de forma unificada, dia 20 de maio, em Salvador. Nesse sentido, a Coordenadora-geral, Arlete Rogoginski, e a Coordenadora da Região Norte, Gislaine Caldeira, estiveram no Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, para convidar o ministro Silvio Almeida para o encontro. O convite foi realizado na última semana, com a presença do Coordenador-geral de Formulação de Propostas Legislativas do Ministério, Felipe Biasoli, e da Coordenadora da Assessoria de Assuntos Parlamentares, Diony Maria.

A presença do ministro no evento, assim como foi a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, representa uma resposta a um espaço de diálogo e respeito aos trabalhadores. O objetivo do evento além de estreitar esses laços, é o de promover um debate qualificado com diversos dirigentes sindicais e buscar ferramentas para garantir direitos à classe trabalhadora, às pessoas com deficiência, povos originários e tantos outros considerados minorias sociais.

Arlete Rogoginski, a Coordenadora-geral da FENAJUD, destacou que o convite visa a reconstrução das relações entre entidades representativas e o Poder Executivo. “Viemos formalizar esse convite ao ministro visto a necessidade em fazer essa reaproximação DO Governo Federal com as entidades que representam os trabalhadores. O Ministério dos Direitos Humanos é muito importante nesse processo de redemocratização do país, de mesas de negociação e de reconstrução de uma política onde possamos ser ouvidos novamente”, enfatizou.

Coordenadora da Região Norte, Gislaine Caldeira, os estados do Norte e Nordeste têm uma peculiaridade na questão do Judiciário, uma questão estrutural. São tribunais muito parecidos e víamos as dificuldades na questão de Direitos Humanos nessas regiões. Devido a essas peculiaridades, criamos o primeiro encontro na região Norte e Nordeste, que foi sediado em Porto Velho, e agora o segundo encontro será em Salvador”, pontuou.

A expectativa da entidade é reunir diversos dirigentes sindicais das entidades filiadas, de diferentes estados, das duas regiões. O Encontro acontece um dia após o I Encontro de Negras e Negros da Federação, também em Salvador.

Entre os temas a serem debatidos na atividade estão: “Como o Movimento Sindical pode contribuir para a defesa de direitos das minorias sociais” e “Racismo a Brasileira: rastros do conservadorismo e a política do recomeço”.

Mais informações

Local: Hotel Monte Pascoal, em Salvador (BA)

Data: 20 de maio de 2023

Horário: 9h às 17h30

Obs: Conforme prevê o Estatuto da Fenajud, os custos com alimentação, hospedagem e translado são de responsabilidade dos sindicatos de base.

Comments

comments