A equipe de comunicação do Serjal participou do Encontro Nacional de Comunicadores da Fenajud, realizado em Belo Horizonte (MG), no último final de semana, 3 e 4 de fevereiro. As ações planejadas serão realizadas e executadas em parceria com os sindicatos de base. As estratégias terão 3 eixos principais: a Democratização do Judiciário; a Defesa do Serviço Público e a Saúde das Trabalhadoras e dos Trabalhadores. O evento foi coordenado por Cleyson Francisco, diretor jurídico do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Alagoas e coordenador de comunicação da Federação
Confira a matéria da Fenajud:
Muito se fala sobre a importância de se investir na comunicação sindical para alcançar objetivos e metas. Porém, para garantir que isso ocorra e que a mensagem alcance o alvo, é necessário muito debate e planejamento. Pensando nisso, a Fenajud – Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados reuniu sindicatos de todas as regiões do país em seu X Encontro de Comunicação. A atividade foi realizada em Belo Horizonte (MG), em parceria com o Serjusmig e Sinjus-MG, nos dias 3 e 4 de fevereiro.
Para esta ação Cleyson Francisco, que coordenou os trabalhos, convidou dois especialistas: Caique Oliveira e Milton Pomar. Ambos levaram ao conhecimento das(os) profissionais e de dirigentes sindicais a teoria e a prática aliadas. A abordagem girou em torno da produção de campanhas em três eixos diferentes: a Democratização do Judiciário; a Defesa do serviço público; e a Saúde das trabalhadoras e dos trabalhadores.
Caique apresentou de modo prático como realiza o trabalho de social media. Ensinando o passo a passo para publicação das peças nas redes sociais mostrou como as entidades podem otimizar os seus investimentos, alcançar um número maior de usuários e deu exemplos claros do que ser feito para melhorar o conteúdo na web. Ele levou exercícios, instigou os presentes a pensar e a propor inovações nos materiais já publicados pelas entidades.
Milton, que é professor e atua na produção de planejamento sindical a mais de 30 anos, realizou um resgaste histórico do sindicalismo, citando meados da década de 80 e como o período foi marcado pela combatividade e impulsionado pela luta das grandes greves. Ele citou ainda o sindicalismo nos dias atuais e como as ferramentas podem ser utilizadas para melhorar a luta e a resistência ao neoliberalismo. Por fim, Pomar dividiu os presentes em grupo e auxiliou na construção do planejamento estratégico da entidade para 2023, que tem como foco: impulsionar a luta sindical, garantindo as mudanças que o país precisa, defendendo a categoria e os seus direitos consolidados.
Cleyson citou a importância da atividade e disse que a Fenajud tem tido o cuidado de olhar para a comunicação como uma ferramenta extremamente importante. “Em geral é por meio dela [comunicação] que podemos resolver problemas que enfrentamos no dia a dia. O que percebemos é que houve uma construção coletiva e unificada de temas e campanhas para este ano, com a contribuição dos especialistas e direções sindicais. A cada ano o Encontro melhora e nos abre um leque de opções de atuação. Essa integração é fundamental para a construção das lutas e das atividades que poderão auxiliar na base, nos estados”, disse.
A mesa de abertura contou com a presença dos coordenadores-gerais da Fenajud, Arlete Rogoginski e Janivaldo Nunes; do presidente do Serjusmig, Eduardo Couto; e do vereador recém-empossado, Wagner Ferreira, dirigente sindical do Sinjus-MG. Alexandre Santos e Alexandre Pires, da Fenajud, também acompanharam os debates.