XII Encontro Nordeste debate cenário político e os impactos na região

Atividade aconteceu nesta quarta-feira (01) de modo virtual.

A Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) promoveu o XII Encontro Nordeste, nesta quarta-feira (01), onde reuniu representantes sindicais das entidades afiliadas da região e de outros estados. A atividade, que ocorreu de forma virtual, teve como tema central a Conjuntura Nacional e seu Impacto no Nordeste. O evento foi conduzido pelo coordenador da regional, Luiz Claudio, e contou com a presença dos coordenadores-gerais, Alexandre Santos, Arlete Rogoginski e Janivaldo Nunes.

Murilo Fiscina, professor da UFBA, e Jones Manoel, dirigente sindical do Sindjus-SE, ministraram o tema. Ambos promoveram uma análise construtiva e reflexiva do cenário político e sobre o futuro do país. Fizeram ainda um resgaste histórico, dando pinceladas no tema sobre minorias e pessoas negras.

Em sua fala o professor lembrou os motivos que levaram às desigualdades, como chegamos a essa situação atual e como o passado influenciou nas condições das minorias e pessoas negras atualmente. O professor citou a Bahia, como celeiro da discriminação, a exemplo de quando mudaram a capital do estado levando-a ao Sudeste, mais precisamente ao Rio de Janeiro. Jones abordou ainda as questões sociais, o teletrabalho e o golpe.

Luiz Claudio avaliou o encontro e disse que “essa reunião teve a participação de dirigentes de diferentes estados, inclusive de fora do Nordeste. Foi um debate grandioso e super válido, onde pudemos avaliar os riscos reais para nossa região. Debatemos a necessidade de se acabar com o fascismo, machismo, sexismo, racismo, e todos os retrocessos, na condição concreta enquanto classe trabalhadora”, disse.

Com relação aos encaminhamentos, Luiz lembrou que a Federação vai realizar o Encontro de Negras e Negros, e todos os temas serão considerados e levados à pauta. Com relação ao teletrabalho, o Sintaj-BA informou que fará uma cartilha e irá promover palestras com relação ao tema. De acordo com os membros do sindicato, todo o material será disponibilizado com a Fenajud, para que compartilhe com os sindicatos.

Após o debate, o coordenador da pasta pediu que os sindicatos da região fizessem uma Agenda Nordeste, com elaboração de um calendário de todos os sindicatos da região. O objetivo, segundo Luiz, é promover alinhamento de ações para evitar conflito de datas dos eventos e facilitar a participação de todas e todos os dirigentes nas atividades.

Comments

comments