Sindicatos do Sistema de Justiça do Paraná lançam Plataforma com presença da Fenajud

Entidade esteve representada pela coordenadora geral da Federação, Arlete Rogoginski. Atividade aconteceu na última sexta-feira (23) e foi transmitida no Facebook.

Na última sexta-feira, 23 de setembro, a Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) participou, por meio da coordenadora-geral Arlete Rogoginski, do lançamento da Plataforma Política das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Sistema de Justiça Brasileiro – Eleições 2022, no estado do Paraná. A atividade contou com a presença de representantes no estado da Federação Nacional dos Trabalhadores dos Ministérios Públicos Estaduais (Fenamp) e da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe). O documento elenca diversas orientações políticas em face das eleições gerais de 2022 e foi lançado oficialmente pelas três entidades em julho deste ano.

A atividade foi transmitida ao vivo pelo canal do Sindijus-PR no YouTube e pelo Facebook e foi uma parceria entre o Sindicato dos Trabalhadores da Justiça do Trabalho do Paraná (Sinjutra), o Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Paraná (Sind MP), o Sindijus-PR.

Assinaram o documento no estado do Paraná os seguintes candidatos (as): Ao governo do Paraná – Vivi Motta (PCB) e Professora Angela (PSOL). Ao Senado Federal – Rosane Ferreira (PV). À Câmara Federal – deputado (a) Federal Enio Verri (PT), Tadeu Veneri (PT), Carol Dartora (PT), Lenir de Assis (PT), Ricardinho Miranda (PSB), Edna de Baru (Mulheres em Luta (PCdoB), Esturilho Mandato da Cultura (PCdoB), Amabile Marchi (PCdoB), Márcio Sanches (PCdoB), Professor Jorge (Patriota). À Assembleia Legislativa – deputado (a) estadual – Ana Julia (PT), Barbosa Neto (PDT),  Professor Lemos (PT), Juliana Mittelbach (PT), Paulo Porto (PT), Professora Josete (PT), Professora Eliacir (PCdoB), Angelo Coletivo das Culturas (PCdoB) e Larissa do Coletivizando (PCdoB).

Arlete pontou durante sua fala que, “para a Fenajud, que estou representando, é motivo de muita alegria fazer o lançamento nesse estado, que é um foco de muitas resistências, por conta do local do maior evento popular de que se tem notícia, que foi uma vigília por 584 dias, em defesa do presidente Lula, em frente a Polícia Federal. A história do Paraná é repleta de fatos e acontecimentos que demonstram muita resistência das trabalhadoras e trabalhadores. E isso é motivo de força, fazer o lançamento desse documento em nosso estado. O documento foi construído “a três mãos” e sintetiza esse desejo das trabalhadoras e dos trabalhadores com relação a participação popular na formulação do estado que queremos: justo, fraterno e de bem-estar social de toda sua população”, disse.

Na plataforma, as Federações apresentam reflexões sobre o processo eleitoral, apresentando as diretrizes e elementos para conhecimento das servidoras e dos servidores dos segmentos que compõem o sistema de justiça, com o intuito de que escolham candidatas e candidatos comprometidos com a pauta do serviço público nacional, que tenham o compromisso com um modelo de Estado que seja inclusivo, que respeite e fortaleça o serviço público, as mulheres, idosas e idosos, negras e negros, o meio ambiente, as conquistas trabalhistas, os direitos sociais, enfim, a trabalhadora e o trabalhador como um todo. Confira aqui a versão digital.

O evento contou com a participação de representantes dos diversos movimentos sociais, entidades representativas do serviço público, universidades, além de candidatas e candidatos que se comprometam com a pauta das servidoras e dos servidores, constante na plataforma.

Lançamento oficial

O documento foi lançado oficialmente pelas três entidades do Sistema de Justiça no dia 14 de julho de 2022, em Brasília, com a presença de parlamentares e representantes políticos.

 

 

Comments

comments