Fenajud e entidades lançam projeto de cultura com debate e exibição de filmes; inscrições abertas

A Fenajud, o SINJUSC, a UFSC, e o Fazendo Escola convidam as trabalhadoras e os trabalhadores, estudantes e a comunidade para o Projeto de Extensão: “Sobre viver: o trabalho e o sindicalismo no cinema”. A proposta consiste na exibição de filmes de forma híbrida, online e presencial, em quatro encontros que devem acontecer de setembro a novembro, sempre às 19h. As inscrições podem ser realizadas até o dia 01/09. Os filmes serão exibidos online e também na sede do SINJUSC, em Florianópolis.

A iniciativa, construída pelo Laboratório de Sociologia do Trabalho da UFSC junto ao Sindicato de Servidores do Judiciário de Santa Catarina (Sinjusc), com apoio da Fenajud, tem como objetivo é oferecer um espaço de reflexão acerca dos desafios históricos e contemporâneos para a organização coletiva dos trabalhadores a partir da linguagem cinematográfica.

O projeto conta com a participação da Rede de Estudos Interdisciplinares Sobre Trabalho (RESIST) e Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO).

CINEMA É POLÍTICO|

Paul Laverty, roteirista de ‘Você não estava aqui’, (um dos filmes em exibição no SINJUSC), em entrevista ao jornal El País, disse que o “capitalismo é mestre em esconder seu lado feio, em esconder a dor”. Meu objetivo é fazer filmes que desafiam o poder. Vendem a ideia de que você é um guerreiro empreendedor, um soldado da sua própria vida, mas, na verdade, você está se escravizando. E, infelizmente, a maioria dos filmes que assisto só reforçam o poder, reproduzem estereótipos, glorificam a riqueza. É preciso um cinema que desafie o poder de um modo radical”.

A partir da utilização da cultura por um viés crítico é possível visualizar como e por que se estabelecem às relações de poder, aqui concentradas na relação capital e trabalhadores (patrão e empregados). Utilizar o audiovisual como meio de reflexão é um dos caminhos que as entidades envolvidas entendem viável e, a depender da maneira como for conduzida, também popular. Por isso, a ideia é ampliar o chamado para que a comunidade possa participar deste momento. É o sindicato e a universidade se inserindo na comunidade.

PRIMEIRA EXIBIÇÃO EM SETEMBRO|

TEMA: A ausência do Estado e da organização dos trabalhadores

No dia 06/09, às 19h, na sede do SINJUSC, mas também com transmissão online, será exibido o Filme: Eu, Daniel Blake, com direção de Ken Loach e roteiro de Paul Laverty, vencedor da Palma de Ouro em Cannes, no ano de 2016.

SEGUNDO ENCONTRO EM OUTUBRO|

TEMA: Histórias da formação sindical no Brasil: organização coletiva, ditadura e resistências

Em 04/10, às 19h – online e presencial na sede do SINJUSC, exibição do filme: “Eles não usam black-tie”, obra brasileira de 1981 dirigido por Leon Hirszman, com fotografia de Lauro Escorel.

TERCEIRO ENCONTRO EM NOVEMBRO|

TEMA: Personagens: a organização através dos trabalhadores e trabalhadoras.

Em 04/11, às 19h, online e presencial na sede do SINJUSC, exibição do filme: “Terra Fria”, produção estadunidense de 2005, do gênero drama, dirigido por Niki Caro.

QUARTO E ÚLTIMO ENCONTRO EM DEZEMBRO|

Tema: A ilusão da autonomia: as plataformas digitais e o trabalho sob demanda

Em 06/12, às 19h, online e presencial na sede do SINJUSC, exibição do filme: “Você não estava aqui”, longa britânico de 2020, do cineasta Ken Loach.

Comments

comments