Fenajud participa da 73ª Reunião da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público

Na tarde desta segunda-feira (07), aconteceu a 73ª reunião da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, por meio de videoconferência. A Fenajud – Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados participou da atividade, por meio do Coordenador de Assuntos Parlamentares, Eduardo Couto, e da equipe de comunicação da entidade. A reunião aconteceu com objetivo de debater os rumos da luta sindical e traçar as ações efetivas que serão realizadas em torno das Propostas que tramitam no Congresso e que são de interesse do funcionalismo público.

Na atividade foram debatidos alguns encaminhamentos, entre eles ficou decidido que as entidades deverão utilizar a logo da Frente nos materiais gráficos das entidades e parlamentares parceiros para demonstrar unidade e força; continuar e intensificar a pressão junto aos parlamentares indecisos e favoráveis à PEC 32 para que votem contra, evitando que seja pautada em 2022.

Ficou definido ainda que as entidades irão participar e divulgar as iniciativas da Frente, tais como: podcast no canal do YouTube; Programa Conversa na Frente e divulgar os cards e as ações e o observatório da PEC32 nas páginas eletrônicas das entidades. Na próxima segunda-feira (14) às 19h haverá twittaço da Frente do Serviço Público e a hashtag será divulgada nos próximos dias.

Outro ponto apresentado pelos coordenadores da Frente é o requerimento para realização de Audiência Pública na CTASP.O pedido foi feito pelo coordenador Rogério Correia. Também foi solicitado a realização de Comissão Geral, ambas para tratar da recomposição salarial dos servidores.

“A Frente Parlamentar Mista do Serviço Público e as entidades que a compõem, incluindo a Fenajud, continuam atentas à defesa do serviço público, dos servidores e também à tramitação da PEC 32, chamada Reforma Administrativa. A Frente também vem apoiando as iniciativas dos servidores federais pelo reajuste geral, para todo o funcionalismo, de 19,99%, referente aos três últimos anos. Com relação à PEC 32, a avaliação é que durante o período eleitoral, que ocorre este ano, é um ano difícil para votar pautas estruturantes, como a PEC 32. Mas a Frente e as entidades continuam monitorando a tramitação da Reforma e ao menor sinal de que ela possa voltar a tramitar haverá convocação massiva das entidades, para que nós possamos fazer a resistência necessária”, disse o coordenador.

Eduardo cita que ainda que “as atividades no Congresso continuam de forma remota, pelo menos até o Carnaval. A pandemia ainda limita a atuação dos trabalhadores e trabalhadoras nas ruas, mas é preciso continuar a pressão virtual sobre os Deputados e Deputadas, para continuarmos revertendo votos para que fique cada vez mais distante a possibilidade de que a PEC 32 seja pautada e aprovada. O recado da reunião foi: monitorar e pressionar os parlamentares contra a pauta. A Próxima reunião da Frente ocorrerá no dia 14 de fevereiro, às 13h30”, conclui o dirigente.

Plenária dos Federais

Ainda na reunião os participantes discutiram sobre as ações do calendário aprovado na Plenária Nacional de Servidores e Servidoras Federais por reajuste salarial. Dessa forma divulgaram que o calendário aprovado é:

✓ 07 a 11/02/22 – Rodada de plenárias estaduais e atividades virtuais “Reposição emergencial para todas e todos: 19,99% já!”;

✓ 14 a 25/02/22 – Jornada de Luta em estado de greve;

✓ 09/03/2022 – Greve Nacional dos(as) servidores(as) Federais. (se aprovada nas assembleias).

Comments

comments