Fenajud participou de mobilização em Brasília. Dados divulgados por organizadores apontam que mais de 800 mil pessoas protestaram em 312 cidades brasileiras e em 16 países.
A Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) participou do #3J, o dia nacional de protestos realizado no último sábado (03), por meio do seu coordenador de Assuntos Parlamentares, Eduardo Couto. A atividade, segundo organizadores, aconteceu em 312 cidades brasileiras e de 16 países e contabilizou cerca de 800 mil pessoas que protestaram contra as mais de 500 mil mortes em todo o país e em defesa da vacina para todos e todas. Além disso, os participantes denunciaram as mazelas propostas pela reforma administrativa e cobraram o pagamento de auxílio emergencial até o final da pandemia. Os sindicatos de base também participaram.
Eduardo Couto disse que “O ato do dia 3 de julho foi uma manifestação democrática, que mostra a insatisfação da população contra o atual governo que não priorizou aquisição de vacinas, que optou por tratamento sem comprovação científica, que não providenciou um auxílio emergencial digno para pessoas que precisam, em um momento em que temos recorde de desempregados, somando quase 15 milhões no país”.
“Além disso, estamos diante do maior ataque contra os serviços públicos e contra os direitos da população. A PEC 32 vai destruir os serviços públicos, se aprovada for, e precarizar totalmente as relações de trabalho. A Fenajud estava presente para dizer não à PEC 32, cobrar a vacinação em massa para a todas e todos e por comida no prato das pessoas. O preço dos alimentos, inflação e aumento no gás e combustível está tornando quase que impossibilitando o acesso da população a esses itens. A Fenajud se uniu aos demais movimentos para dizer não a esses desmontes”, pontuou.
De acordo com a informações divulgadas pelos organizadores, o #3J movimentou também as redes sociais ao longo do dia. Segundo dados analisados pelo professor Fabio Malini, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a tag #3JForaBolsonaro foi contabilizada em mais de 500 mil postagens no Twitter. E dominou as redes.
Participação da base
A Fenajud conclamou seus sindicatos de base para mobilização no dia 3 de julho. Confira a participação da base:
O Sindjus-RS participou do ato em Porto Alegre.
Sindjus-PR
Os diretores do Sindijus-PR, Mauro Wolff e David Machado, juntamente com o deputado estadual Professor Lemos, e o servidor de Antonina Lincoln Adelar Ferreira.
Sindjustiça-CE participou do ato no Bairro Aldeota, em Fortaleza
Com informações da Rede Brasil Atual