Webinar discute a atuação do serviço público durante pandemia

Fenajud esteve representada na atividade pelo coordenador de Saúde dos Trabalhadores e Previdência da entidade, Guilherme Peres.

A Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados), por meio do Movimento a Serviço do Brasil, realizou, nesta terça-feira (20/04), o Webinar sobre o tema “Saúde: atuação do serviço público durante pandemia”. O coordenador de Saúde dos Trabalhadores e Previdência da entidade, Guilherme Peres, representou a Federação no debate.

Mediado por João Frey, editor chefe do Congresso em Foco, o evento também contou com a participação de Isaac Lima, da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário e MPU, e de Shirley Marshal, da Federação Nacional dos Enfermeiros.

Os dirigentes debateram durante a manhã sobre a tramitação da PEC 32/2020, Reforma administrativa, e como sua aprovação poderá ser prejudicial para o país. Além da precarização dos serviços e do aumento da corrupção,  os participantes citaram como a PEC 32 vai reduzir drasticamente o número de servidores e servidoras, além de permitir a perda da estabilidade mediante interferência política, redução salarial e o aumento de assédio moral no funcionalismo.

Em sua fala Guilherme falou sobre a reforma e o que a população pode esperar da PEC 32/2020. O dirigente iniciou sua fala dizendo que o resultado “será um verdadeiro colapso e desmantelamento. Pela nossa experiência podemos nos deparar com um colapso maior, porque a grande esperança é a vacinação em massa. E a vacina no Brasil veio dos Institutos de Pesquisa. Isso será desmantelado. Quando analisamos a situação no Brasil, precisamos falar do Sistema único da Saúde”.

O coordenador disse ainda que a PEC32 é uma reforma neoliberal do mercado financeiro, para atender interesses privados, deixar hospitais e postos de saúde e todo atendimento dos serviços na mão de empresas privadas que vão terceirizar e precarizar os direitos dos trabalhadores.

O coordenador da Fenajufe, Isaac Lima, ressaltou a importância de valorização do servidor público. Segundo ele, “é através do trabalho dos servidores que o Estado se faz presente em todos os lugares do país, isso serve para Justiça, Saúde, Segurança, todos os setores. O trabalho público está cada dia mais importante”, enfatiza.

Shirley Morales pontuou o crescimento da incidência de problemas na saúde mental das servidoras e servidores da saúde. O fato de estarem na linha de frente da pandemia, os tem sobrecarregado física e emocionalmente.  A presidenta da Federação lembrou que o profissional não tem proteção alguma e sequer, direito a férias.

Transmissão

O webinar foi transmitido pelo canal do Youtube do Movimento a Serviço do Brasil. Se você servidor(a) não pôde assistir ao vivo, confira abaixo:

Comments

comments