Conselheiros dedicaram a reunião desta sexta (09) às vítimas da Covid-19, em especial aos servidores citados pelos dirigentes da base, o presidente do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas do Espírito Santo (Sindilegis), Gildo Gomes, e a servidora do TJTO, Mircia Pimenta.
A atuação da Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) contra a Reforma Administrativa (PEC 32/2020) e outros temas de interesse dos servidores do Poder Judiciário Estadual foram debatidos nesta sexta (09), em mais uma reunião do Conselho de Representantes das entidades filiadas.
A rodada de encontros virtuais, iniciada em 2020 devido a pandemia da Covid-19, faz parte das atividades ligadas a Luta contra a PEC 32/2020 – Reforma Administrativa e contra as Propostas que tramitam no Congresso que podem ser prejudiciais à sociedade.
O objetivo do encontro foi dialogar com as entidades afiliadas para intensificar a mobilização em diversas frentes presenciais e virtuais para barrar a proposta. Além disso, definiram maior diálogo com as demais entidades, federações, centrais, Fórum Estaduais e movimentos populares nos estados.
Homenagens
Os Conselheiros homenagearam e dedicaram um minuto de silêncio a todas as vidas perdidas pela Covid-19. Os membros do CR homenagearam as vítimas da pandemia, em especial ao ex-vereador da Serra e presidente do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas do Espírito Santo (Sindilegis), Gildo Gomes, que morreu hoje em decorrência de complicações da Covid 19.
Os dirigentes homenagearam ainda na reunião a servidora Mircia Pimenta Aires, técnica judiciária, ocorrido na madrugada de quinta-feira (8/4), em Palmas, também por complicações da Covid-19.
Calendário de lutas
Ainda na reunião, os dirigentes deliberaram por um calendário de lutas, proposto pela direção da coordenação colegiada da Federação. Entre as ações ficou definido:
Dia 15 de abril
Reunião com as federações, confederações, centrais sindicais e movimentos sociais, no horário das 14h às 17h. Sindicatos deverão ajudar a contactar e entidades sindicais para esta reunião.
Dia 19/04 a 30/04:
Agitação de rua – A Federação irá colocar em Brasília carro de som circulando em pontos estratégicos, Outdoor ou projeções em alguns prédios públicos da capital.
Destaque para a Joenvilhe/SC cidade do Relator Darci de Matos
Sindicatos de base: propomos que realizem as mesmas atividades nos seus Estados, colocando carros de som a circular no mesmo período acima de 19/04 a 30/04:
Aqueles que poderem colocar bussdoor, usar a mesma gravação e colocar nas principais rádios do Estado.
Nas cidades onde residem os deputados federais a favor e indefinidos colocar Outdoor ( https://naoapec32.com.br/ )
1º de maio, pela solidariedade:
Mutirão para coleta de alimentos, álcool gel e máscara.
Eixo: Defesa do Estado Brasileiro, Vacinação Já e Auxílio Emergencial de R$ 600,00.
A proposta é que toda a arrecadação seja entregue numa ocupação, na periferia ou numa instituição carente, no dia 06/05 na parte da tarde.
Também propomos que o sindicato possa contribuir com um valor de dois auxílio emergenciais no valor de R$ 1.200,00, este valor arrecadado será para compra de alimentos, para ser entregue a população carente em ato simbólico em Brasília no dia 04/05 das federações e centrais sindicais.
06 de maio – Dia Nacional de Luta, com ato de entrega alimentos em Brasília e nos estados.
Maio – Construção de um apagão de 24h no serviço público, ainda no mês de maio.