“Democratizar o Judiciário, democratizar a sociedade brasileira” será o temário do 3º Congresso do Sindijus

Na quinta, 26 de abril, os trabalhadores do TJSE se reuniram em Assembleia Geral para debater e deliberar a respeito do 3º Congresso dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado de Sergipe (CONJUS).

Um dos debates foi justamente acerca do nome do evento, tendo em vista que no congresso anterior foi aprovada a alteração no nome do sindicato, substituindo o termo “servidores” para “trabalhadores”. Dessa forma, com a mudança, foi aprovada na assembleia a mudança do nome do congresso de “CONSEJU” para “CONJUS”.

O temário geral do Congresso foi apresentado e aprovado durante a Assembleia. “Democratizar o judiciário, democratizar a sociedade brasileira” foi o temário escolhido e reflete o atual cenário do Judiciário Brasileiro e a necessidade urgente de uma reforma do Poder Judiciário, como também o momento de avanço de posturas autoritárias contra os direitos da população que comprometem gravemente a democracia no país.

Outro tema debatido foi o regulamento do congresso. O documento foi lido na íntegra pela dirigente sindical Mila Pugliesi. Durante a leitura, os presentes debateram e definiram ajustes. O regulamento definitivo do 3º CONJUS pode ser lido aqui.

Por fim, os presentes votaram nos integrantes da comissão organizadora, definida como segue: Mila Pugliesi (coordenadora de Formação Sindical), Luciana Nunes (representante de base), Gilvan Tavares (coordenador de Relações Institucionais e Comunicação), Jones Ribeiro (coordenador de Políticas Sociais) e Alexandre Rollemberg (coordenador de Administração e Finanças).IMG 20180426 172735406

Para Gilvan Santos, dirigente do Sindijus, o “congresso é um espaço rico e qualificado para debater questões de interesse da categoria. As mudanças no mundo do trabalho com a utilização de novas tecnologias e o período difícil de retirada de direitos da classe trabalhadora, que infelizmente estamos vivenciando, são exemplos de desafios que temos que enfrentar. É preciso democratizar o Judiciário. É preciso discutir a democracia no país. O congresso é ideal para debatermos esses e outros temas importantes para os trabalhadores”.

Comments

comments