Manifestações aconteceram por todo o país em defesa da vacinação imediata para todos e todas e em defesa do serviço público.
A importância da vacinação em massa, a defesa do serviço público e a luta contra a reforma administrativa foram pontos levantados, nesta segunda (01), em manifestações realizadas em todo Brasil. A Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) participou da carreata realizada no estado do Espírito Santo, por meio da coordenadora regional Sudeste, Climeni Rodrigues.
O ato iniciou por volta das 8h30 em frente a uma das entradas do campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em Goiabeiras, Vitória. Depois, seguiram em carreata em direção à Reta da Penha.
Além dos pontos reclamados, os dirigentes e sociedade civil pediram pelo adiamento do retorno das aulas presenciais no estados. A Secretaria do Estado de Educação (Sedu) informou, na quarta (28), que todas as escolas públicas, municipais e estaduais, retornarão ao ensino presencial, mesmo que de forma híbrida, até o dia 1º de março no Espírito Santo.
Para Climeni, “a manifestação desta segunda (01) acontece em um momento determinante para a defesa do serviço público e da categoria. Independentemente de governo, nossa obrigação é lutar pela vacinação em massa, gerando mais segurança para as pessoas, bem como para os servidores e servidoras do Poder Judiciário que estiveram e estão na linha de frente durante a pandemia ocasionada pela Covid-19. Precisamos mostrar que não aceitaremos nenhum direito a menos”.
Os atos contra a reforma administrativa e em defesa da vacina foram registrados em Brasília, São Paulo, Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro, Sorocaba (SP), entre outras cidades.