Encontro de Formação Sindical do SINDIJUS-MS debateu prejuízos da Reforma da Previdência

Os delegados sindicais e filiados de diversas comarcas do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul (SINDIJUS-MS) debateram os prejuízos da Reforma da Previdência juntamente à palestrante Andreia Ferreira, economista do DIEESE/MS (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos de MS), durante o Encontro de Formação Sindical, realizado na tarde do último sábado (27), no auditório do Sindicato, em Campo Grande (MS). 

O presidente Leonardo Lacerda iniciou a abertura do evento às 14h30 dando introdução à Reforma da Previdência – Proposta de Emenda Constitucional n°. 06 de 2019 (PEC 6/2019), ressaltando que o projeto inicial atinge sim os servidores públicos ativos e aposentados, dúvida frequente de muitos servidores do Judiciário. 

Em seguida, Andreia destrinchou os tópicos da Reforma, dando exemplos aos participantes de como é e como será, caso a proposta seja aprovada sem alteração. Para ter acesso a mais informações clique aqui ou acesse:http://www.sindijusms.org.br/public/downloads/5766-apresentacao-reforma-da-previdencia-sindijus-ms.pdf 

“O DIEESE, entre outros órgãos de pesquisa, desde 2016 tem divulgado com maior frequência estudos que auxiliem as pessoas a entender o que pode acontecer se a proposta de alteração constitucional, que é o que a PEC propõe, for aprovada”, ressaltou a economista. 

“Diante de tanta desinformação, o que inclui as fake news, é importantíssimo que as pessoas consultem fontes confiáveis para daí chegar as próprias conclusões sobre um tema tão importante quanto a Previdência”, complementou Andreia. 

A diretora Adriana ressaltou a importância da formação sindical com o objetivo de construir um Sindicato mais forte. “É preciso resgatar a história e as conquistas do movimento sindical, despertar o gosto pelo debate não apenas por questões relativas ao ambiente de trabalho, pelo engajamento sindical, pela política, pelo questionamento sobre o rumo da economia, e por fim, despertar o comprometimento pautado na ética cidadã e na valorização do coletivo. E para que tudo isso aconteça, é preciso fortalecer nossas lideranças e despertar o florescimento e a capacitação de novos líderes”, disse. 

“Por isso, a formação integral e permanente dos agentes sindicais, desde a base até os dirigentes, visando não só fortalecimento das atuais lideranças, como engajamento de novos filiados e florescimento de novos dirigentes é de fundamental importância para a sobrevivência do movimento sindical”, pontuou Adriana.

Por fim, foram entregues certificados aos filiados e realizado o sorteio de um tablet aos participantes, tendo como ganhador o filiado Alan Krewer, da Comarca de Ponta Porã. Ainda no término do evento, por volta das 17h, foi servido coffee break. 

Comments

comments